Centros de Atendimento ao Turista do Maranhão funcionam durante período Carnavalesco
17 de fevereiro de 2025
Presidente Iracema Vale inaugura Memorial do Legislativo Maranhense Deputada “Zuleide Bogéa”
19 de fevereiro de 2025

SES reúne profissionais para treinamento sobre vigilância e manejo clínico das arboviroses

Técnicos da Rede de Assistência de Urgência e Emergência e de Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar da Grande Ilha realizam, nesta terça-feira (18) e quarta-feira (19), a Capacitação em Vigilância Epidemiológica e Manejo Clínico das Arboviroses, no Instituto Oswaldo Cruz/Laboratório Central do Maranhão (IOC/Lacen-MA). A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES) visa salvar vidas e proteger a saúde dos cidadãos. 

“A proposta do treinamento é exatamente qualificar os profissionais que estão nas unidades de ponta, que são as unidades de emergência, os hospitais e maternidades. Dessa forma, caso seja necessário, pessoas qualificadas vão poder atender mais prontamente os casos graves e, consequentemente, evitar a ocorrência de óbitos”, disse a superintendente de Epidemiologia da SES, Dalila Vasconcelos.

A organização da capacitação conta com a Secretaria Adjunta de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES e, nesta etapa, é destinada para os profissionais enfermeiros que atuam em unidades de saúde localizadas nos municípios da Grande Ilha. Os profissionais de outras regiões de saúde participarão de capacitações on-line até o final de março. A programação também abordará a atualização do diagnóstico e condutas de casos suspeitos e confirmados das arboviroses dengue, zika, chikungunya e oropouche. 

Durante os dois dias de capacitação, os principais eixos são: “Cenário Epidemiológico das Arboviroses no Brasil e Maranhão”, “Vigilância Epidemiológica das Arboviroses com ênfase na notificação de casos”, “Vigilância Laboratório” e “Manejo Clínico paciente com Dengue e outras Arboviroses”.

Joynara Farias é enfermeira na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Pindoba, zona rural de São Luís. “Estamos vivendo um período sazonal, período este em que precisamos ter maior cuidado, é importante levar essas informações para os nossos usuários na unidade, falando sobre a importância de limpar os quintais, de não deixar garrafas, lixo acumulado para que o seu familiar não venha a ser acometido pelas as arboviroses”, comentou.

O enfermeiro Eduardo Almeida integra a equipe de profissionais de saúde no Posto de Saúde Tambaú, no município de Paço do Lumiar. “Todo treinamento é válido porque assim enriquecemos a nossa atuação profissional e este em especial vai nos ajudar na parte da triagem, para a sabermos sobre essa diferenciação dos casos que aparecem, como dengue, problemas virais”.

Dados

De acordo com o Ministério da Saúde, nas seis primeiras semanas de 2025 o número de casos prováveis de dengue foi cerca de 60% menor em relação ao mesmo período de 2024. Os dados são do painel de monitoramento das arboviroses. Ainda segundo os dados, em 2025, até o dia 13 de fevereiro, foram registrados 281.049 casos prováveis, contra 698.482 casos no mesmo período do ano passado. No caso do Maranhão, o estado acompanha o cenário nacional e registra uma redução de 18,8% na comparação entre os dois períodos, passando de 672 casos em 2024 para 545 em 2025.

FONTE: Governo do Maranhão