Oportunidade: prefeitura de Viana abre inscrições para concurso
20 de setembro de 2019
Renais crônicos agora contam como novo Centro de Hemodiálise entregue pelo Governo
21 de setembro de 2019

Obras vão requalificar Mercado das Tulhas, em São Luís

A prefeitura de São Luís deu início, na última segunda-feira (16), às obras de reforma do Mercado das Tulhas, na Praia Grande. A reforma do mercado integra as ações do programa São Luís em Obras lançado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior com o objetivo de promover grandes melhorias na área da infraestrutura em diversos pontos da cidade. A obra do mercado prevê intervenções na estrutura física, elétrica, hidráulica, sanitária e modernização de toda área. A requalificação do espaço visa garantir melhores condições de trabalho para os feirantes, bem como um ambiente mais agradável aos frequentadores do local.

“Essa é uma obra há muito esperada pela população. Uma ação que vai beneficiar tanto os trabalhadores quanto o público que frequenta o espaço. É uma obra que favorece o turismo e também fortalece na população ludovicense o orgulho por fazer parte desta cidade encantadora que é São Luís. Estamos muito felizes com o andamento do programa São Luís em Obras, resultado de uma gestão comprometida com o bem-estar da população”, ressalta o prefeito Edivaldo.

De acordo com o projeto de manutenção e reparação da edificação os ajustes, modificações ou complementações serão realizados de forma a preservar os elementos construtivos originais do espaço, mantendo e conservando um bem cultural que faz parte do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Cidade de São Luís, tombado pelo Governo Federal, e de área considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Neste início das obras, coordenada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), foi interditada a saída do mercado que dá acesso à Rua Portugal. A fim de promover a organização do espaço e a continuidade da comercialização dos produtos à medida em que a obra avança, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento (Semapa), está organizando os trabalhadores em barracas padronizadas no Beco dos Catraeiros.

Por determinação do prefeito Edivaldo, foram disponibilizas barracas na área externa do Mercado das Tulhas para manter o serviço de abastecimento durante todo o período de obras. São 30 barracas que atendem às necessidades dos feirantes. Eles terão o espaço provisório para comercializarem e manter sua renda familiar. Após a reforma do Mercado, retornam aos seus boxes na área interna, onde ficará ainda mais agradável para realizarem seus trabalhos diários e melhor atender aos clientes.

SOBRE A OBRA 

O objetivo das obras no Mercado das Tulhas é melhorar os serviços prestados ao público consumidor, garantindo a segurança aos frequentadores e trabalhadores do local, visando à acessibilidade e conforto e promovendo a revisão e modernização das redes de instalações de todo a área do mercado. Também serão realizadas no local reforma das instalações sanitárias, pintura das paredes e esquadrias, repaginação dos pátios externos, substituição do piso e a substituição de telhas da cobertura, serviço que foi iniciado nesta segunda-feira (16).

O Mercado Público da Praia Grande foi construído no século XVIII. Considerado um ponto turístico da capital, está localizado no Centro Histórico e é um dos principais pontos de compra de produtos maranhenses em São Luís. 

O local vai receber melhorias que incluem reformas das paredes, pisos e instalações sanitárias, substituição de todas as telhas da cobertura dos pátios externos, além de inclusão de acessibilidade para pessoas com deficiência, garantindo conforto e um ambiente acessível para todos. Diversas melhorias que impulsionam o desenvolvimento econômico.

FONTE – AGÊNCIA SÃO LUÍS