Começa na próxima terça-feira (12), no Multicenter Sebrae, em São Luís, o XIX Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom). O evento, que mobiliza militares de todo o país, é considerado a maior reunião de bombeiros da América Latina e estima um público de mais de 2.500 pessoas
A abertura do evento contará com a presença do governador Flávio Dino, do comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, coronel Célio Roberto Araújo, de comandantes de Corpos de Bombeiros Militares de todo o Brasil e autoridades da área da segurança pública. O comandante geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o coronel Edgard Estevo da Silva, fará a palestra inaugural do evento. Ele apresentará um relato do Serviço Integrado dos Corpos de Bombeiros Militares na Operação Brumadinho, realizada este ano, após o rompimento daquela barragem em janeiro.
O Seminário abrange o Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático, que testa a capacidade dos competidores em simulações de resgate em piscina e no mar, incluindo percursos de 50m, 100m individuais e revezamento. Na quarta-feira (13), o encontro promove a prova Bombeiro de Aço, um circuito que simula atividades de bombeiro em um cenário de combate a incêndio com salvamento de vítima.
Uma das mais badaladas competições entre bombeiros brasileiros, a prova técnica avalia critérios como agilidade, força e resistência simultaneamente e elege os bombeiros mais completos em nível nacional.
Outro marco do evento é a Certificação de Cães, teste do qual participam animais treinados pelas próprias corporações. O objetivo é garantir que eles atendem requisitos como obediência e destreza, por exemplo, para que estejam oficialmente aptos a integrar as buscas e resgates militares.
Uma feira com fornecedores de equipamentos de segurança pública de todo o Brasil será montada no local. Uma oportunidade para os participantes do evento conhecerem a evolução em tecnologia e inovação dos materiais elaborados para o segmento. Na programação, estão previstas ainda palestras que abordam temas desafiadores para a categoria, além da apresentação de trabalhos científicos. A programação completa está disponível em www.senabom2019.com.br .
FONTE – BLOG DO JURACI FILHO