Há um ano, a população de São Luís recebeu o complexo Deodoro completamente reformado. Com a revitalização das praças Deodoro e Panteon e das alamedas Silva Maia e Gomes de Castro, os ludovicenses ganharam também novos espaços de lazer no Centro da cidade. O espaço hoje nem de longe lembra o que era antes da reforma. A obra na área, que incluiu a reforma da Rua Grande, foi realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em parceria com a Prefeitura de São Luís. A transformação ganhou reforço com a promoção de constantes atividades culturais no local, como a programação do Reviva Centro, criado pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior dentro de um conjunto de ações realizadas para a revitalização de toda área central de São Luís.
O prefeito Edivaldo Holanda Junior ressalta a importância da revitalização de um dos espaços historicamente mais relevantes para a cidade. “Um ano depois, comemoramos a entrega deste novo espaço para a cidade de São Luís. É gratificante ver que o ambiente ganhou novos ares, acolhendo milhares de pessoas diariamente e servindo de palco para atrações culturais. Hoje podemos observar que o objetivo da obra foi cumprido, que foi fazer com que a população voltasse a se apropriar deste importante espaço público”, disse o gestor municipal.
Para o superintendente do IPHAN no Maranhão, Maurício Itapary, os resultados positivos vão além do esperado. “O que temos hoje é um espaço totalmente diferente não só na questão estrutural, no resgate de sua beleza, mas, sobretudo, pela reocupação.É importante destacar o esforço conjunto para a revitalização deste espaço. O trabalho iniciado com a obra, ganha reforço com as atividades culturais, contribuindo para que o espaço seja ainda mais atrativo para a população e para os turistas”, reforça o superintendente.
O Complexo Deodoro está inserido no roteiro turístico que inclui outros espaços também recentemente revitalizados como a Praça Pedro II. O espaço é agora palco de importantes atividades culturais, como o programa Reviva Centro. Da programação que regularmente é realizada no espaço, fazem parte o Sarau Histórico, o Arte na Praça e o Passeio Serenata, que sai do Largo do Carmo e percorre a Rua Grande até as praças. Em fins de semana, as atividades recreativas para as crianças também têm reunido famílias no espaço.
Para a transformação do espaço, o Complexo Deodoro teve todo o seu piso renovado com a colocação de pavimento em concreto lapidado e elementos que favorecem a acessibilidade. A área ganhou também novo paisagismo e mobiliário urbano, com bancos, lixeiras e caramanchões, e nova iluminação, que permite que o local possa ser frequentado pela população também no período noturno. Depois da reforma, os frequentadores da área passaram a contar com banheiros públicos estruturados, bancos ornamentados com as históricas pedras lioz, além de espaços para a promoção de uma variedade de ações culturais e artísticas.
APROVAÇÃO
Com a reforma, jovens, adultos, crianças e idosos, famílias inteiras e turistas, voltaram a fazer parte do público que frequenta o espaço. Geane Martins e Lalessa Bringel aproveitaram que estavam pelo centro da cidade e passaram nas praças com as crianças. “Está muita mais bonita. Antes estava bem ruim, mas agora a gente consegue passar por aqui com tranquilidade. Antes eu andava com minha mãe por aqui e ela vivia tropeçando porque era muito ruim de andar, hoje melhorou muito”, avaliou a dona de casa Geane, que destacou a acessibilidade como um dos pontos positivos da transformação na área.
“A gente mora longe e não consegue vir só para passear, mas sempre que estou por aqui passo pela praça, que está muito melhor agora com essa reforma que foi realizada”, acrescentou a dona de casa Lalessa Bringel, que estava com a filha e aproveitou para registrar a decoração natalina do espaço que está pronto para o Natal.
BUSTOS
A requalificação do espaço e o reforço na segurança permitiram que os bustos de personalidades históricas retornassem aos seus locais de origem. Os bustos foram retirados em 2007 e hoje também são elementos que atraem o público para a praça e que devolvem ao espaço parte da história da cidade contada através de cada uma das personalidades. As imagens dispostas na praça formam uma verdadeira galeria a céu aberto, que desperta a curiosidade de quem passa pelo local.
“Morava no município de Urbano Santos e achei interessante, pois é importante a gente saber quem foram eles, a história de cada um e como eles contribuíram para a história da cidade e do Maranhão”, destaca a pedagoga Rose da Silva. “A praça ficou muito bonita. E aqui neste novo espaço, os bustos somam à reforma chamando a atenção de quem passa”, acrescentou a universitária Márcia Diniz. As amigas posaram ao lado do busto de Urbano Santos, político maranhense que chegou a ser vice-presidente da república.
Além de Urbano Santos, fazem parte da coleção os bustos de personalidades maranhenses como Raimundo Correia, Maria Firmina, Nascimento Moraes, Ribamar Bogéa, Gomes de Sousa, Coelho Neto, Gomes de Castro, Henriques Leal, Teixeira Mendes, Corrêa de Araújo, Josué Montello, José da Silva Maia, Bandeira Tribuzi, Dunshee de Abranches, Clodoaldo Cardoso, Artur Azevedo e Arnaldo Ferreira.
RUA GRANDE
Junto com a reforma do Complexo Deodoro, em dezembro do ano passado, também foram entregues as quatro primeiras quadras da Rua Grande, que foi completamente revitalizada e teve as obras concluídas no segundo semestre deste ano. A mais importante via comercial da cidade recebeu, entre outros serviços, novo piso de bloquete intertravado, sistema de esgotamento sanitário, obras de drenagem profunda, instalação elétrica subterrânea e novo posteamento de iluminação pública. O espaço foi contemplado, ainda, com bancos confeccionados em madeira e aço.
O projeto de requalificação para a Rua Grande, além de revitalizar a área, incluiu um conjunto de soluções urbanísticas e arquitetônicas com o objetivo de promover a acessibilidade. Dessa forma, com a execução do projeto, foram retirados os obstáculos e reduzido os desníveis de acesso aos imóveis para permitir a locomoção do pedestre sem restrições.
Lojistas comemoram os resultados da obra que movimentou ainda mais o comércio na região. “Além de mais bonita, achei que ficou mais fácil para as pessoas andarem. A rua sempre foi muito movimentada, mas tinha muitos obstáculos e agora é melhor até pra gente ficar na porta atraindo os clientes para dentro da loja”, conta a vendedora Thamires Niele Santos.
HISTÓRICO
Na área que hoje é o Complexo Deodoro funcionava o Quartel Militar do 5º Batalhão de Infantaria, em uma região conhecida como Campo de Ourique. O quartel foi construído entre 1793 e 1797 e ocupava o espaço onde hoje se localizam a Praça do Panteon, a Biblioteca Pública Benedito Leite e o Serviço Nacional do Comércio (Sesc). Por meio de uma lei municipal, em 1868, o Largo do Quartel passou a se chamar Praça da Independência. Com a República, o local recebeu a denominação de Praça Deodoro, em homenagem ao primeiro presidente do Brasil. Com a demolição do Quartel, no final da década de 30 e sua transferência para o bairro do João Paulo, foram construídas no espaço a Biblioteca Pública Benedito Leite e a Praça do Panteon.
FONTE – AGÊNCIA SÃO LUÍS