Feirinha São Luís é suspensa por tempo indeterminado por conta do coronavírus
20 de março de 2020
Após decreto do Governo, saiba o que está e não está funcionando no Maranhão
24 de março de 2020

Hospital da Mulher, em São Luís, será referência para receber pacientes do novo coronavírus

A Prefeitura de São Luís segue tomando as medidas de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19) contidas no Decreto Municipal Nº 54.890, assinado na terça-feira (17), pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior, e reforçando a rede de saúde municipal para atender os pacientes que venham a apresentar sintomas da doença. Em São Luís, o Hospital da Mulher é a unidade de referência no atendimento, como 53 leitos bloqueados para os pacientes com a doença.  

“Com a confirmação do primeiro caso da doença em São Luís, vamos reforçar as medidas para garantir o atendimento aos pacientes e para o controle do coronavírus. É importante que a população evite sair de casa, aglomerações. Na última terça-feira assinamos decreto com medidas preventivas, que podem ser ainda mais rígidas agora com a mudança do quadro, com a confirmação de um paciente”, enfatizou o prefeito Edivaldo.

O Hospital da Mulher tem 53 leitos, entre eles Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Todos os leitos da unidade serão liberados e estarão reservados para atender exclusivamente aos pacientes que vierem a apresentar sintomas do novo coronavírus (Covid-19). A unidade receberá os pacientes que forem referenciados por outras unidades da rede municipal. Caso o paciente apresente sintomas graves, será submetido a testes para confirmar se trata ou não da Covid-19.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, as medidas são para prevenir os efeitos e não sobrecarregar a rede de saúde municipal. “Nossa referência é o Hospital da Mulher, por ser um polo ao atendimento na saúde básica e de média complexidade. O controle das nossas portas de entrada também é fundamental, por isso, também estamos fazendo o monitoramento com técnicos da Vigilância Sanitária e Epidemiológica para verificar se todas as medidas de higienização preventivas conta o coronavírus estão sendo tomadas nos estabelecimentos comerciais. Esse trabalho será continuo e ininterrupto”, disse.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Outra medida preventiva que está sendo tomada em São Luís é a fiscalização da Vigilância Sanitária, órgão da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O trabalho está sendo feito em bares, restaurantes, shoppings, terminais de passageiros entre outros.

Equipes estão com ações no Terminal Rodoviário de São Luís. No local foi observado se o distanciamento entre as mesas nos restaurantes está respeitando as determinações, se as condições de higiene e manipulação de alimentos está de acordo com as legislações e normas sanitárias. Também estão sendo verificados os banheiros, se há disponibilização de sabão líquido e álcool em gel para a higienização das mãos entre outros itens.

As equipes também estiveram no Shopping Passeio, no bairro Cohatrac. O trabalho foi realizado ainda nos bares e restaurantes ao longo da Avenida Litorânea. Inicialmente, o trabalho é informativo e educativo, voltado para o público e funcionários dos estabelecimentos.

FONTE – AGÊNCIA SÃO LUÍS