Divulgar de atividades parlamentares pela comunicação da Assembleia será de acordo com Lei Eleitoral
18 de agosto de 2020
Aprovado PL que veda nomeação no serviço público de condenados por violência contra a mulher
21 de agosto de 2020

Fórum lança ações para expandir agricultura familiar no Nordeste

O Fórum dos Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste lança, nesta quarta-feira (19), o Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS/NE) e o Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar (SIRAF/NE), duas importantes ações que visam fortalecer o cooperativismo e o associativismo da agricultura familiar. O evento, que contará com a participação de governadores dos Estados do Nordeste, terá transmissão ao vivo no canal Fórum dos Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste, no Youtube, às 16 horas.

O evento contará com a participação de governadores da região, dos gestores estaduais responsáveis por essas política; como o secretário de Estado da Agricultura Familiar do Maranhão, Júlio César Mendonça e da presidenta da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Estado, Loroana Santana; além de técnicos e dirigentes dos Governos Estaduais, lideranças e assessores dos movimentos sociais e organismos internacionais.

O PAS/NE é uma estratégia do Fórum com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, com a finalidade de fortalecer e expandir a agricultura familiar, construída em diálogo com os movimentos sociais e a sociedade civil organizada. Sua implantação está se dando de forma progressiva, a partir das diferentes possibilidades dos governos estaduais, mas cada avanço é compartilhado no ambiente do Fórum, permitindo que sejam replicados, de forma colaborativa.

Já o SIRAF/NE é um portal regional que sistematizará a oferta dos produtos da agricultura familiar existentes na Região Nordeste. Além de facilitar o acesso e qualificar as informações de mercado, agilizando os processos de compras governamentais e abrindo novos canais de comercialização com o setor privado, contribuirá com o fortalecimento das cooperativas e associações da agricultura familiar, que serão responsáveis pela alimentação de sua base de dados, dando visibilidade à diversidade dos seus produtos e ao volume de sua produção.

FONTE – MA.GOV.BR