Uma nova rodada de distribuição do auxílio Vale Gás está sendo realizada nesta semana, com a entrega dos tíquetes para os retardatários (que não receberam no dia determinado) e para os beneficiários das áreas do CRAS do Coroadinho e Maracanã. Até o momento, cerca de 13.500 beneficiários da região metropolitana de São Luís já receberam o auxílio. O Vale Gás é um auxílio do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
O titular da Sedes, Márcio Honaiser, destaca que a equipe da Secretaria está trabalhando com afinco no sentido de fazer chegar a todos os beneficiários o auxílio. “Por ser o município com maior número de beneficiários, montamos uma estratégia diferenciada com pontos estratégicos e o mais importante, seguindo os protocolos sanitários. Cada escola escolhida para a distribuição está com um corpo técnico qualificado para o atendimento ao público”, disse Márcio Honaiser.
Entrega
Entrega dos tíquetes do Vale Gás seguem os protocolos sanitários de combate à Covid-19 (Foto: Divulgação)
Nos bairros do Coroadinho e Maracanã, os beneficiários estão recebendo o tíquete pela primeira vez. No Coroadinho, localidade com maior número de pessoas cadastradas, com 1.298 beneficiários, cerca de mil pessoas receberam o Vale Gás somente no primeiro dia de entrega. Nas outras localidades, como as áreas do CRAS do João de Deus, Bequimão, Cohatrac e Cohab, estão sendo entregues para quem perdeu a primeira chamada.
Uma das beneficiárias, Claudia Figueiredo Pinheiro, gestante do quarto filho, fala que o benefício veio num momento oportuno. “Nesse período de pandemia, o gás de cozinha ficou muito caro, dificultando ainda mais a vida das donas de casa. Hoje estou tendo a oportunidade de receber esse benefício que vai me ajudar muito. Além de feliz, estou muito satisfeita com o recebimento do Vale Gás, agora vou ter a garantia do gás de cozinha em casa e um dinheiro sobrando para terminar o enxoval do meu filho que está para nascer”, declarou a dona de casa.
O secretário Márcio Honaiser reforça a importância desses benefícios chegarem a quem mais precisa. “O Programa Social Vale Gás visa minimizar os reflexos da pandemia da Covid-19 no âmbito social e fortalecer a Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional”, reforçou.
Para Eliene Silva, estudante de Enfermagem, o programa Vale Gás é uma excelente inciativa do Governo do Maranhão. “Eu tenho muito a agradecer ao Governo do Estado. Este auxilio é de suma importância e vai me ajudar muito nesse momento, porque o meu gás de cozinha acabou hoje, e além de estar muito caro, esse dinheiro iria me fazer muita falta, se eu tivesse que comprar”, disse Eliene Silva.
O programa Vale Gás é uma ação promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), com o objetivo de amparar milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social em meio à pandemia. Em São Luís, aproximadamente 15 mil beneficiários do Cadastro Único estão aptos a receberem o Vale Gás.
FONTE – MA.GOV.BR