O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, abriu com chave de ouro, na noite desta segunda-feira (5), a programação cultural em homenagem aos 410 anos da ‘Ilha do Amor’. Uma multidão dirigiu-se à Praça Maria Aragão desde o fim da tarde para brindar o Dia Municipal do Regueiro e aplaudir Eric Donaldson, um dos ícones da música jamaicana reverenciado na ‘Jamaica Brasileira’.
“É o início de uma programação diversificada elaborada para agradar a todos os gostos. Afinal, São Luís merece. Além desta festa, estamos dando outros presentes para a nossa cidade por meio da inauguração de obras. Entregamos, por exemplo, a Clínica da Família e o antigo prédio do Banco do Estado, onde funcionará a Secretaria Municipal de Fazenda. No dia 8, a cidade ganhará outro presente, mas não vamos antecipar, porque é ainda uma surpresa”, disse Eduardo Braide, que chegou acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide.
A massa regueira dançou ao som de um paredão e de vários DJs que se apresentaram sob uma tenda armada no meio da praça, a exemplo de Tássia de Paula, que engrossou o time de mulheres convidadas para abrilhantar o evento e divertir o público.
“O reggae contagia e tem tudo a ver com São Luís. Eu vim para ver Eric Donaldson, pois já dancei muitas músicas dele”, disse a auxiliar de Enfermagem Margareth Mendes, moradora do bairro Forquilha, enquanto rodopiava ao som do repertório de Tássia.
Foto: @DivulgaçãoO casal formado por Maria Antônia Lindoso, 75 anos, e José Luís, 71, do Bairro de Fátima, foi vestido com as cores da Jamaica e se apresentou no palco com as atrações. Eles se conheceram dançando e o fazem há 50 anos.
“Nunca ensaiamos em casa e estamos sempre em sintonia na hora de executar os passos. Dançar rejuvenesce e nós nos sentimos sempre jovens”, disse ele.
No palco, a largada foi dada pela banda Raiz Tribal, que está completando 21 anos de trabalho e tem no comando Gil Enes e Keké Enes. Os irmãos deram um verdadeiro show e ainda chamaram os cantores João Victor Beydoun (filho de Fauzi Beydoun) e Regiane Alves.Victor mostrou sua versatilidade e desenvoltura herdados do pai, sendo bastante aplaudido.
Por volta das 23h, Eric Donaldson abriu a lista de atrações principais que se apresentarão até o dia 11 de setembro na Maria Aragão, contemplando diferentes vertentes, entre artistas e bandas locais e nacionais. O cantor começou entoando o hit “Cinderella”, música do álbum autoral “Juan de Bolas”, incendiando a plateia.
“É uma grande celebração em homenagem ao aniversário de São Luís e ao reggae, que os maranhenses festejam assim como nós fazemos na Jamaica, e isto é algo maravilhoso. É sempre bom retornar a esta cidade. E sou sempre muito bem recebido”, disse o jamaicano, fazendo referência, também, ao Dia Municipal do Regueiro, data instituída pela Lei 4102, de 30 de outubro de 2002, representando o marco e o reconhecimento histórico do reggae enquanto parte da cultura local.
Repertório
O show contagiante de Donaldson teve um repertório já bastante conhecido dos maranhenses. As “pedras” rolaram e muitos aproveitaram para dançar agarradinho, fazendo jus a uma tradição que não existe em nenhum outro lugar do mundo quando se trata de reggae.
Até o prefeito e a primeira-dama arriscaram uns passos. Canções como “Give me some loving”, “More love”, “Rocky Road” e “Your Love” foram cantadas em uníssono pelo tapete de gente que se concentrou na praça.
Considerado o “Rei dos Festivais”, apelido que ganhou na Jamaica, Eric Donaldson segue gravando canções exclusivas para radiolas de São Luís, o que o mantém em evidência na capital, transitando por várias vertentes do gênero, do rocksteady ao reggae feito para radiola.
A noite prosseguiu dançante com os DJs, sendo finalizada com a radiola FM Natty Nayfson, uma das mais famosas da capital. Nesta terça-feira (6), Dia Municipal do Tambor de Crioula, a programação terá continuidade a partir das 17h30 com show de Mariene de Castro e atrações locais.
FONTE – AGENCIA SÃO LUÍS