Prefeito Eduardo Braide anuncia programação para celebrar 410 anos de São Luís
2 de setembro de 2022
STF tem cinco votos para manter suspensão do piso da enfermagem
13 de setembro de 2022

Multidão prestigia início da programação em homenagem ao aniversário de 410 anos de São Luís na Praça Maria Aragão

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, abriu com chave de ouro, na noite desta segunda-feira (5), a programação cultural em homenagem aos 410 anos da ‘Ilha do Amor’. Uma multidão dirigiu-se à Praça Maria Aragão desde o fim da tarde para brindar o Dia Municipal do Regueiro e aplaudir Eric Donaldson, um dos ícones da música jamaicana reverenciado na ‘Jamaica Brasileira’. 

“É o início de uma programação diversificada elaborada para agradar a todos os gostos. Afinal, São Luís merece. Além desta festa, estamos dando outros presentes para a nossa cidade por meio da inauguração de obras. Entregamos, por exemplo, a Clínica da Família e o antigo prédio do Banco do Estado, onde funcionará a Secretaria Municipal de Fazenda. No dia 8, a cidade ganhará outro presente, mas não vamos antecipar, porque é ainda uma surpresa”, disse Eduardo Braide, que chegou acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide.

A massa regueira dançou ao som de um paredão e de vários DJs que se apresentaram sob uma tenda armada no meio da praça, a exemplo de Tássia de Paula, que engrossou o time de mulheres convidadas para abrilhantar o evento e divertir o público.

“O reggae contagia e tem tudo a ver com São Luís. Eu vim para ver Eric Donaldson, pois já dancei muitas músicas dele”, disse a auxiliar de Enfermagem Margareth Mendes, moradora do bairro Forquilha, enquanto rodopiava ao som do repertório de Tássia.

Foto: @DivulgaçãoO casal formado por Maria Antônia Lindoso, 75 anos, e José Luís, 71, do Bairro de Fátima, foi vestido com as cores da Jamaica e se apresentou no palco com as atrações. Eles se conheceram dançando e o fazem há 50 anos.

“Nunca ensaiamos em casa e estamos sempre em sintonia na hora de executar os passos. Dançar rejuvenesce e nós nos sentimos sempre jovens”, disse ele. 

No palco, a largada foi dada pela banda Raiz Tribal, que está completando 21 anos de trabalho e tem no comando Gil Enes e Keké Enes. Os irmãos deram um verdadeiro show e ainda chamaram os cantores João Victor Beydoun (filho de Fauzi Beydoun) e Regiane Alves.Victor mostrou sua versatilidade e desenvoltura herdados do pai, sendo bastante aplaudido. 

Por volta das 23h, Eric Donaldson abriu a lista de atrações principais que se apresentarão até o dia 11 de setembro na Maria Aragão, contemplando diferentes vertentes, entre artistas e bandas locais e nacionais. O cantor começou entoando o hit “Cinderella”, música do álbum autoral “Juan de Bolas”, incendiando a plateia. 

“É uma grande celebração em homenagem ao aniversário de São Luís e ao reggae, que os maranhenses festejam assim como nós fazemos na Jamaica, e isto é algo maravilhoso. É sempre bom retornar a esta cidade. E sou sempre muito bem recebido”, disse o jamaicano, fazendo referência, também, ao Dia Municipal do Regueiro, data instituída pela Lei 4102, de 30 de outubro de 2002, representando o marco e o reconhecimento histórico do reggae enquanto parte da cultura local.  

Repertório

O show contagiante de Donaldson teve um repertório já bastante conhecido dos maranhenses. As “pedras” rolaram e muitos aproveitaram para dançar agarradinho, fazendo jus a uma tradição que não existe em nenhum outro lugar do mundo quando se trata de reggae.

Até o prefeito e a primeira-dama arriscaram uns passos. Canções como “Give me some loving”, “More love”, “Rocky Road” e “Your Love” foram cantadas em uníssono pelo tapete de gente que se concentrou na praça.

Considerado o “Rei dos Festivais”, apelido que ganhou na Jamaica, Eric Donaldson segue gravando canções exclusivas para radiolas de São Luís, o que o mantém em evidência na capital, transitando por várias vertentes do gênero, do rocksteady ao reggae feito para radiola.

A noite prosseguiu dançante com os DJs, sendo finalizada com a radiola FM Natty Nayfson, uma das mais famosas da capital. Nesta terça-feira (6), Dia Municipal do Tambor de Crioula, a programação terá continuidade a partir das 17h30 com show de Mariene de Castro e atrações locais. 

FONTE – AGENCIA SÃO LUÍS