O Ministério Público do Maranhão marcou presença na solenidade de instalação do Centro Especializado de Atenção às Vítimas na Comarca da Ilha de São Luís, realizada na tarde desta segunda-feira, 12, no prédio da Casa da Justiça na Universidade Federal do Maranhão (Ufma), na Vila Bacanga.
O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, parabenizou o Poder Judiciário pela iniciativa e ressaltou que o Ministério Público está à disposição para atuar conjuntamente em apoio às vítimas de violência, já tendo inclusive criado um núcleo específico sobre a questão.
“Todos sabemos da violência que atinge a nossa sociedade e dos traumas por que passam as famílias vítimas, que muitas vezes não têm nem com quem chorar suas dores. Por isso, há a necessidade urgente de que sejam acolhidas pelas instituições”, destacou.
A solenidade foi dirigida pelo vice-presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Marcelino Everton, pela coordenadora do Núcleo Especializado de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais, desembargadora Sônia Amaral Fernandes Ribeiro, e pelo reitor da Ufma, professor Natalino Salgado.
Também estiveram presentes juízes, professores da Universidade, defensores públicos e estudantes do curso de Direito.
NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS VÍTIMAS DO MPMA
No âmbito do Ministério Público do Maranhão, também já foi criado o Núcleo de Atendimento às Vítimas do MPMA (NAV), que tem como coordenadora a promotora de justiça Lana Cristina Barros Pessoa. A medida atendeu diretrizes da Resolução nº 243/2021 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que dispõe sobre a Política Institucional de Proteção Integral e de Promoção de Direitos e Apoio às Vítimas.
FONTE – MPMA