A deputada Cláudia Coutinho aderiu à decisão coletiva dos deputados estaduais de doar montante de R$ 4,2 mi ao Hospital Aldenora Bello, referência no tratamento contra o câncer no Maranhão. A união dos parlamentares em torno dessa iniciativa foi construída pela governadora em exercício, Iracema Vale.
Durante a semana, na tribuna da Assembleia, Claudia Coutinho classificou a saúde pública como prioridade das suas ações. “Por um SUS justo, humano, igualitário e resolutivo”, declarou ela. Em entrevista, a deputada falou sobre a doação ao Hospital Aldenora Bello: “Estamos falando de um Centro de Alta Complexidade em Oncologia. A manutenção de um hospital como esse custa caro e precisamos reconhecer os esforços de todos que fazem isso acontecer e, principalmente, a necessidade da manutenção de todos os atendimentos”, pontuou.
O recurso anunciado será viabilizado por meio de emendas de todos os deputados estaduais. Durante visita ao Aldenora Bello, o secretário de Estado da Saúde, Thiago Gonçalves, garantiu mais recursos financeiros. “Dentro de mais alguns dias, o governo anunciará a disponibilização de recursos da ordem de R$ 12 milhões para o setor de oncologia”, informou.
Sobre o Hospital Aldenora Bello
O Hospital do Câncer Aldenora Bello é pioneiro no tratamento do câncer no estado do Maranhão. Acredita-se que sua inauguração ocorreu em 1958. Começou como uma fachada com um consultório, uma sala de Raio-X e uma sala de voluntárias apenas, não sendo capaz de realizar nenhum tratamento para o câncer de forma apropriada na época.
A primeira grande cirurgia de câncer no estado foi realizada no Hospital pelos médicos Antonio Augusto Fernandes Ribeiro e Antonio do Espírito Santo Monteiro Neto, no dia 23 de maio de 1978 para tratamento de um câncer de mama. A Dra. Célia Jorge Dino Cossetti, então acadêmica de medicina e futura diretora do Hospital e Presidente da Fundação, foi a instrumentadora desta cirurgia.
Em 1985, através de grande pleito feito pela Sra. Enide Dino, o então presidente da República José Sarney concordou em construir e equipar o Hospital do Câncer. O novo Hospital “Aldenora Bello” foi inaugurado em 9 de abril de 1989.
Em 1996, o Hospital foi renomeado Instituto Maranhense de Oncologia Aldenora Bello (IMOAB) como forma de referir-se ao seu foco de atuação em seu nome, facilitando a comunicação de suas atividades às entidades nacionais e internacionais.
FONTE – AGÊNCIA ASSEMBLEIA