Missão na Europa liderada por Brandão fortalece turismo no Maranhão e atrai novos investimentos
17 de fevereiro de 2023
Favela e Flor do Samba levam o título de campeãs do Carnaval da Passarela do Samba 2023
23 de fevereiro de 2023

Última noite na Passarela do Samba foi marcada pela emoção e alegria

O Carnaval de São Luís – Tem Folia na Ilha, na Passarela do Samba Chico Coimbra (Anel Viário) de 2023, ficará na memória dos foliões ludovicenses que saudaram o retorno dos desfiles dos blocos tradicionais e das escolas de samba, com muita alegria e animação.

A festa, que havia sido suspensa por dois anos em decorrência da pandemia, atraiu o público que marcou presença nos quatro dias de folia organizada pela Prefeitura de São Luís. Casa do Carnaval tradicional da capital, o espaço recebeu, no decorrer da programação, quase 50 agremiações carnavalescas que mostram o que a cidade tem de melhor quando o assunto é a Festa de Momo.

“Fizemos uma festa bonita, valorizando nossos grupos e artistas, que tanto esperaram pelo Carnaval. A Passarela do Samba é um espaço que agrega a cultura carnavalesca local, onde as famílias puderam se divertir. Nós, da Prefeitura de São Luís, estamos felizes por podermos trazer de volta, depois da pandemia, esta grande festa para a cidade”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Encerrada na segunda-feira (20), com o segundo dia das apresentações das escolas de samba, a programação começou na sexta-feira (17), com desfiles dos blocos tradicionais do Grupo B. No sábado (18), a festa teve continuidade com a passagem das agremiações do Grupo A.

No domingo (18), ocorreu o primeiro dia dos desfiles das escolas de samba. A apuração para definir os vencedores será realizada nesta quarta-feira (23), no Teatro da Cidade (Centro), sendo que pela manhã serão conhecidos os vencedores dos grupos dos blocos tradicionais e, à tarde, será a vez das escolas de samba.

Foto: @DivulgaçãoQuem foi à Passarela do Samba, se emocionou com a volta da folia naquele espaço.

“É muito bom ver essa festa acontecer de novo, de ter essa energia que a nossa Passarela do Samba tem. Estávamos com saudades e, este ano, a festa foi linda”, disse a aposentada Cleonice Saraiva, que foi assistir ao desfile acompanhada da filha, Clara e da neta, de 7 anos.

“Eu adorei. Nunca tinha vindo e achei lindo”, disse a pequena Thayse Saraiva Costa.

“Foram dias de muita alegria, emoção e diversão, com segurança e tranquilidade, considerando toda a estrutura que o prefeito Eduardo Braide preparou para atender ao público, com destaque para grupos organizados e famílias inteiras que vieram prestigiar o nosso Carnaval de passarela. O evento foi uma oportunidade não só para os brincantes participarem da folia, mas para a cadeia produtiva, em que artesãos, bordadeiras, costureiras, carpinteiros, eletricistas, ambulantes, entre outros profissionais, tiveram oportunidade de emprego e renda temporário. Dessa forma, fomentamos a cultura e preservamos o Carnaval genuinamente maranhense”, avaliou o secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe.

Foliã de muitos carnavais, a aposentada Maria da Conceição, 67 anos, veio assistir aos desfiles na Passarela do Samba na sexta-feira (17), no sábado (18) e na segunda (20).

“Só não vim no domingo (20) por causa da chuva. Gosto muito do Carnaval e estava com bastante expectativa para a volta dos desfiles na Passarela, que tem uma estrutura confortável, com cadeiras. Vim prestigiar vários parentes meus que vão se apresentar na Império Serrano e na Flor do Samba”, explicou.

Samba no pé

O último dia de desfiles na Passarela do Samba, na segunda-feira (20), foi aberta com a apresentação da alegoria de rua Corso da Melhor Idade, criada em 1998, na Madre Deus. Os 30 componentes da agremiação entraram na avenida na carroceria de um caminhão antigo coberto, todo decorado, cantando marchinhas antigas de Carnaval.

Em seguida, a Turma de Samba Ritmistas da Madre Deus, que existe há 25 anos, movimentou a Passarela com o tema “Eu vou com meu samba”, mostrando a simpatia dos 180 integrantes, em sua maioria idosos, fantasiados em amarelo e preto.

FONTE – AGÊNCIA SÃO LUÍS