Inaugurado no dia 4 de abril, pelo Governo do Maranhão, o novo prédio do Centro Caixeiral tem aulas previstas para iniciarem em maio. A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) espera oferecer uma formação de qualidade aos seus alunos, em um ambiente moderno e histórico ao mesmo tempo.
O novo prédio do Centro Caixeiral, localizado na Praça Benedito Leite, cartão postal de São Luís, abriga os cursos de Direito e Relações Internacionais do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da capital. Com um investimento aproximado a R$ 7,5 milhões, a estrutura foi totalmente recuperada e modernizada e está pronta para receber cerca de 500 alunos nas duas graduações.
A iniciativa do Governo do Estado em implantar o polo da universidade em lugares históricos como o Centro Caixeiral, parte do entendimento de que esta é uma uma maneira eficaz de revitalizar a região, preservar o patrimônio histórico, estimular o desenvolvimento econômico e promover a educação e cultura na comunidade local.
Para o reitor da UEMA, Walter Canales, o novo prédio do Centro Caixeiral consolida a presença da universidade no Centro Histórico de São Luís. “Já estávamos presentes em cinco edificações no coração da capital, através dos cursos de História, Música e Arquitetura. Agora, com o Centro Caixeiral, a UEMA vai levar cerca de 500 alunos dos cursos de Direito e de Relações Internacionais para o coração de São Luís a partir de maio”, disse.
A inauguração do prédio representou uma grande conquista para os alunos e professores do CCSA da UEMA. Para o curso de Direito, a presença física no Centro Histórico da capital remete à possibilidade de estar próximo dos campos de estágio, uma vez que o Centro Caixeiral está localizado próximo aos tribunais e outros ambientes de estágio, como escritórios e Núcleos de Prática Jurídica (NPJs), colocando os alunos próximos ao mercado de trabalho ainda durante a graduação.
“Como estudante de Direito da Universidade Estadual do Maranhão, posso dizer que nós alunos estamos empolgados com a mudança do prédio para o Centro Caixeiral, tendo em vista a bagagem histórica que o ambiente carrega, além da localização facilitadora de oportunidades de estágio e de desenvolvimento acadêmico”, destacou a aluna do 4ª período do curso de Direito, Yasmin Marília.
Com a inauguração do novo prédio, a UEMA cumpre seu papel em fazer a descentralização do ensino superior. Além disso, o Centro Caixeiral tem uma história rica e diversificada. Abrigou a Escola Técnica de Comércio. chegou a ser recolhimento de Nossa Senhora da Anunciação e Remédios e asilo de moças como Educandário Carmelita de São Luís; pertenceu ao maçom Salomão Souza que, em vida, doou para Loja Maçônica Renascença Maranhense. Funcionou, ainda, como um centro de ensino técnico.
FONTE: GOVERNO DO ESTADO