O programa ‘Café com Notícias’ recebeu o promotor de Justiça Joaquim Ribeiro de Souza Jr. nesta segunda-feira (10), na TV Assembleia. Ele falou sobre combate ao assédio no transporte coletivo, prática que teve aumento significativo nos últimos tempos.
Segundo o promotor, o Ministério Público recomendou à Prefeitura de São Luís que promova campanhas de combate e que incentivem as vítimas de assédio a denunciarem. Também foram sugeridas medidas, como a ampliação da cobertura de câmeras nos ônibus e a ligação delas ao sistema de monitoramento realizado pela Polícia Militar do Maranhão.
Outra medida sugerida pelo órgão, de acordo com o promotor, é que haja uma pessoa vigilante em cada ônibus, para reconhecer o importunador e assim possibilitar que ele seja preso.
“Esse não é um problema que será resolvido da noite para o dia, por isso sugerimos diversas providências, porque imaginamos que a prevenção é muito importante e a repressão também. As duas precisam caminhar juntas e é isso que o Ministério Público sugere”, disse.
Joaquim Ribeiro de Souza Jr. afirmou que, após a divulgação das recomendações, o número de relatos de pessoas que já sofreram com o problema tem sido significativo. Ele reforçou, ainda, a importância de denunciar para que as punições devidas sejam aplicadas.
A Prefeitura e as empresas de ônibus têm um prazo de 45 dias para dar uma resposta sobre as medidas propostas pelo MP.
FONTE: ALEMA