A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Natassia Weba, foi entrevistada nesta quinta-feira (13), no programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM). A gestora falou sobre os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pela pasta em prol dos maranhenses, com destaque para a entrega das Estações Tech.
“Nossa equipe tem trabalhado incansavelmente para, juntos, realizarmos ações que possam viabilizar mais inovação e tecnologia para todos os maranhenses, por meio da atuação do Governo do Estado”, disse.
Estação Tech
Durante o bate-papo, a secretária explicou como funciona o programa Estação Tech e como ele é implantado no Maranhão. “São centros descentralizados de capacitação em inovação tecnológica. As Estações Tech funcionam com infraestrutura de laboratórios makers, para permitir a inclusão digital da população carente da cidade. Nos locais, são realizadas atividades de formação e aproximação digital com as crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos”, disse Natassia Weba.
Além disso, ela informou que cada Estação Tech é composta por 10 computadores desktops, uma impressora 3D, uma serra tico-tico de bancada, um kit Micro Retífica, uma fonte de bancada DC 15V ou mais, um Multímetro Digital e mobiliário.
A secretaria ressaltou, ainda, que o projeto Estação Tech é acompanhado de perto pelo governador Carlos Brandão (PSB). “É uma excelente iniciativa que reflete o compromisso do Governo do Maranhão com o processo de inclusão digital, beneficiando milhares de maranhenses e promovendo justiça social”, enfatizou Natassia Weba.
Ainda de acordo com Natassia Weba, 20 municípios já foram contemplados com Estações Techs e que o governador Carlos Brandão já liberou a entrega de mais 150 unidades.
“A meta é equipar os 217 municípios do Maranhão. A nossa secretaria está alinhada com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que nos disponibilizará as outras Estações para contemplarmos 100% dos municípios maranhenses”, concluiu.
FONTE: ALEM