Para celebrar o Dia Municipal do Tambor de Crioula e seus Brincantes, a Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph) e Secretaria Municipal de Cultura (Secult), realizará uma programação nesta quarta-feira (6), a partir das 8h.
A programação, composta por apresentações culturais e debate, acontecerá na Casa do Tambor de Crioula e nas praças Nauro Machado, Faustina, da Fé e Catraieiros, na Praia Grande, Centro Histórico.
A abertura acontecerá na Casa do Tambor de Crioula (Rua da Estrela, nº 308-282, Centro), com o Seminário “Tambor de Crioula do Maranhão: avanços e desafios para as políticas públicas de salvaguarda”, que vai das 8h às 12h, quando se encerrará a primeira parte das comemorações. Às 15h, iniciam-se os preparativos para o derrubamento do mastro do Festejo de São Benedito de organização da Mestra Rosa Barbosa e o Centro Cultural Estrela do Divino.
Às 19h, na Praça Nauro Machado, 40 grupos de tambor de crioula se reúnem para a solenidade de abertura da celebração e, logo após, se dividem e tomam conta de mais três praças: Faustina, da Fé e Catraieiros, onde se apresentarão simultaneamente, enchendo o bairro da Praia Grande com um colorido e animação característicos da brincadeira.
Na Praça Nauro Machado, entre os grupos que se apresentarão estão: Tambor de Crioula Alegria de São Benedito, Unidos de São Benedito Taim, Prazer de São Benedito do Mestre Apolônio, Vila Bacanga, Carinho de São Benedito, Tenda Espírita Nossa Senhora da Conceição, Alto São Benedito, Cravo e Rosa de São Benedito, Proteção II Mirim e Pai Velho.
Na Praça da Faustina, localizada entre a Rua do Giz, Rua João Gualberto, Escadarias Humberto de Campos e o Beco da Alfândega, ponto conhecido por receber turistas e apresentações de tambor de crioula, a festa ficará por conta das brincadeiras Boa Esperança, de Leonardo, Milagre de São Benedito de Dona Nilza, Jardim de São Benedito, Pungar da Ilha e da Turma da Fé, Amizade do Povo, Unidos Venceremos e Crioulos do Nordeste.
Já na Praça da Fé, mais 10 grupos de tambores animarão o público, entre eles, o Tambor de Crioula da Boa Vontade (Mestre Constâncio), Alegria do Maranhão, União de São Benedito (Turma de Felipe), Acorda Povo, Lírio de São Benedito, Mimo de São Benedito, Manto de Nossa Senhora da Conceição, Brilho de São Benedito, Arte Nossa e Proteção de Santo Antônio
Quem desejar contemplar o dia do Tambor de Crioula, na Beira-Mar, a opção será ir até à Praça dos Catraieiros, local onde se apresentarão os grupos Catarina Mina, Mimo de São Benedito (Ivar Saldanha), Proteção de São Benedito, Raízes de Olinda Novo, Um Degrau de Santa Luzia, Flor de Laranjeira, Brilho da União, Unidos de São Benedito, Amor de São Benedito e Pindarezinho.
Patrimônio
O Tambor de Crioula do Maranhão recebeu a titulação de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil em 20 de novembro de 2007 e teve seu título revalidado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) durante a 97ª reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, em 2021.
Este ano, em celebração aos 411 anos de São Luís, o evento contará com a participação de autoridades do Município, além de convidados e grupos de tambor de crioula. O evento tem o apoio da Casa do Tambor de Crioula, Conselho Cultural do Tambor de Crioula do Maranhão, Unitas, Centro Cultural Estrela do Divino, Federação do Tambor de Crioula do Maranhão, Comitê Gestor da Salvaguarda do Tambor de Crioula e Casa do Coreiro do Maranhão.
Sobre o dia do Tambor de Crioula
O dia em alusão ao Tambor de Crioula e seus Brincantes foi instituído pela Lei Municipal N° 4.349/2004, do dia 6 de setembro. O bem cultural é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores. Seja ao ar livre, nas praças, no interior de terreiros ou associado a outros eventos e manifestações, é realizado sem local específico ou calendário pré-fixado e praticado especialmente em louvor a São Benedito.
Dela, participam as coreiras, conduzidas pelo ritmo intenso dos tambores e pelos cantos das toadas evocadas por coreiros que desempenham o papel de tocadores e cantadores. A punga ou umbigada – gesto característico, entendido como saudação e convite entre uma coreira e outra – é um dos principais momentos da dança.
Apresentações
Praça Nauro Machado
Tambor de Crioula Alegria de São Benedito
Tambor de Crioula Unidos de São Benedito Taim
Tambor de Crioula Prazer de São Benedito do Mestre Apolonio
Tambor de Crioula Vila Bacanga
Tambor de Crioula Carinho de São Benedito
Tambor de Crioula Tijupá
Tambor de Crioula Alto São Benedito
Tambor de Crioula Cravo e Rosa de São Benedito
Tambor de Crioula Proteção II Mirim
Tambor de Crioula Pai Velho
Praça da Faustina
Tambor de Crioula Boa Esperança
Tambor de Crioula de Leonardo
Tambor de Crioula Milagre de São Benedito de Dona Nilza
Tambor de Jardim de São Benedito
Tambor de Crioula Pungar da Ilha
Tambor de Crioula Turma da Fé
Tambor de Crioula Amizade do Povo
Tambor de Crioula Unidos Venceremos
Tambor de Crioula Crioulos do Nordeste
Praça da Fé
Tambor de Crioula da Boa Vontade(Mestre Constâncio)
Tambor de Crioula Alegria do Maranhão
Tambor de Crioula União de São Benedito – Turma de Felipe
Tambor de Crioula Acorda Povo
Tambor de Crioula Lírio de São Benedito
Tambor de Crioula Mimo de São Benedito
Tambor de Crioula Manto de Nossa Senhora da Conceição
Tambor de Crioula Brilho de São Benedito
Tambor de Crioula Arte Nossa
Tambor de Crioula Proteção de Santo Antônio
Praça dos Catraieiros
Tambor de Crioula Catarina Mina
Tambor de Crioula Mimo de São Benedito (Ivar Saldanha)
Tambor de Crioula Proteção de São Benedito
Tambor de Crioula Raízes de Olinda Nova
Tambor de Crioula Um Degrau de Santa Luzia
Tambor de Crioula Flor de Laranjeira
Tambor de Crioula Brilho da União
Tambor de Crioula Unidos de São Benedito
Tambor de Crioula Amor de São Benedito
Tambor de Crioula Pindarezinho
FONTE: AGÊNCIA SÃO LUÍS