Foi realizado nesta sexta-feira, 29, no Parque do Bom Menino, o evento de encerramento das atividades alusivas ao Setembro Amarelo no âmbito do Ministério Público do Maranhão. As ações, promovidas ao longo do mês para debater questões ligadas a saúde mental, foram coordenadas pelo Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos e Cidadania (CAO-DHC).
O trabalho foi organizado em parceria com o Fórum Estadual de Prevenção da Automutilação e do Suicídio (Fepas/MA), formado por instituições da rede pública, privada e da sociedade civil. Ao longo do mês, foram realizadas atividades como plantio de mudas, seminário sobre prevenção e enfrentamento às violências autoprovocadas, capacitação sobre as notificações dos casos de automutilação e tentativa de suicídio e um evento sobre a cobertura midiática dos casos de suicídio.
O encerramento do Setembro contou com apresentação da Banda do Bom Menino e um lanche oferecido por uma das empresas que integram o Fepas/MA. A atividade teve a presença da promotora de justiça Cristiane Lago, coordenadora do CAO-DHC, e de representantes do Fórum Estadual.
SETEMBRO AMARELO
A campanha Setembro Amarelo é realizada nacionalmente desde 2015 com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância de prevenir o suicídio. O foco é discutir questões relacionadas a saúde mental para combater estigmas e estimular que as pessoas busquem e ofereçam ajuda.
O Centro de Valorização da Vida (CVV) disponibiliza o número 188 para atendimento gratuito e anônimo de pessoas que procuram ajuda e apoio emocional.
FONTE: MPMA