Iracema Vale reúne-se com representantes do ciclismo, triathlon e corredores de rua de São Luís
2 de outubro de 2023
PF investiga desvios de medicamentos destinados aos Yanomami
4 de outubro de 2023

‘Diário da Manhã’ – Escritora Anita Machado fala do lançamento de livro sobre Maria Firmina

A escritora maranhense Anita Machado falou sobre o lançamento de seu livro, “Maria Firmina”, em entrevistada ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta quarta-feira (4). Ela informou que a obra será lançada no dia 7 de outubro, na Livraria Leitura, do São Luís Shopping; e na 16ª edição da Feira do Livro de São Luís (Felis 2023), que ocorrerá entre 13 e 22 de outubro, na praça Maria Aragão, também na capital.

Na conversa com a radialista Marina Sousa, a escritora contou que o livro relata a trajetória da escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, que viveu no século XIX. A obra é direcionada para o público infanto-juvenil, com bastantes ilustrações, mostrando uma figura que teve papel importante na defesa do abolicionismo.

“Como a Maria Firmina viveu por 70 anos em Guimarães, estou animada para lançar o livro aqui no Maranhão, a nossa casa, e lá em Guimarães, tida como terra natal de Maria Firmina dos Reis”, explicou a escritora, que também é advogada e fundadora do Instituto da Cor ao Caso.

Anita Machado já lançou o livro na Bienal do Livro Rio 2023, que aconteceu no Riocentro, no Rio de Janeiro, em setembro.  “Foi maravilhoso o lançamento na Bienal do Livro, no Rio de Janeiro, a convite da Editora Mostarda, responsável pela concepção do livro. Foi maravilhoso, gigante, muita gente na Bienal”, destacou.

A escritora ressaltou, ainda, que desde pequena as pessoas precisam conhecer a história maranhense e se orgulhar de nomes como Maria Firmina. Sobre o trabalho no Instituto da Cor ao Caso, ela afirmou que visa treinar líderes em empresas, contribuindo para uma consciência racial e para que haja ampliação de ações afirmativas.

“É especial e mágico demais falar de Maria Firmina em nosso território. Assim como é entregar a história dela para crianças e adolescentes, para que eles tomem conhecimento de quem foi esta mulher maranhense, potente e que já estava à frente do seu tempo. Maria Firmina é para nossas crianças e adolescentes, é para todo mundo”, observou.

FONTE: ALEMA