Com o objetivo de promover o letramento digital de pessoas idosas, o Ministério Público do Maranhão, por meio da 3ª Promotoria de Justiça de São José de Ribamar, está realizando o projeto “@60+ capacitando a pessoa idosa para o exercício da cidadania digital”. Na última terça-feira, 14, a titular da 3ª Promotoria, Flávia Valéria Nava Silva, apresentou a iniciativa para os Conselhos Municipal e Estadual da Pessoa Idosa, com a participação da Ouvidoria do MPMA e Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
Inicialmente são atendidas pelo projeto 10 idosas, entre 60 e 73 anos, que terão aulas semanais, no Centro de Convivência de São José de Ribamar, com técnicos de informática designados pela Semas. Iniciadas no dia 8 de novembro, as aulas têm carga horária de 2h.
Ao detalhar o projeto para as instituições, a promotora de justiça Flávia Nava destacou que a tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas, inclusive com a migração de diversos serviços públicos para o meio digital, a fim de otimizar o funcionamento da administração pública.
A representante do Ministério Público lembrou, ainda, que a pessoa idosa, por integrar um dos segmentos mais vulneráveis da sociedade, precisa ser capacitada a usar os meios digitais para o exercício dos seus direitos. “É indispensável o desenvolvimento de projeto voltado à pessoa idosa, para que esteja preparada para o exercício da cidadania digital”, justificou.
FONTE: MPMA