O programa ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira (24), na TV Assembleia, exibiu conversa com o médico cirurgião plástico Aruã Alves. Ele falou sobre os riscos e cuidados que devem ser tomados por quem se submete a procedimentos do tipo.
“Toda cirurgia plástica, se feita da maneira correta, se indicada da maneira correta, ela é reparadora. Sempre busca reparar alguma coisa no paciente, seja a autoestima, o amor próprio, a aceitação”, afirmou Aruã Alves.
Sobre como minimizar os riscos da cirurgia, Aruã Alves reforçou que o primeiro passo é buscar um profissional habilitado, pesquisar no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica o registro dele e, principalmente, buscar informação sobre o profissional e, também, acerca do procedimento que deseja realizar.
“A informação é a ferramenta que modifica as vidas humanas, em todos os aspectos e, nesse aspecto, é muito importante. Eu costumo dizer que não devemos culpar nunca o paciente, porque ele é leigo; a responsabilidade é sempre do profissional”, afirmou.
Segundo o médico, também é importante buscar um hospital que tenha estrutura compatível com o tipo de cirurgia que o paciente irá se submeter, com uma UTI à disposição, caso seja necessário. Também é fundamental conhecer a equipe anestésica, além de outros itens como manta térmica, meias anti-trombo, botas pneumáticas e outros.
Aruã Alves falou, ainda, sobre os cuidados no pós-operatório, que deve ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar.
FONTE: ALEMA