Iracema Vale inaugura expansão do Centro Médico Kleber Carvalho Branco e amplia o atendimento em saúde
5 de dezembro de 2023
Desenrola já renegociou R$ 29 bilhões em dívidas
6 de dezembro de 2023

‘Café com Notícias’- Diretor-presidente da Casa Acolher aborda o Dezembro Vermelho

O programa ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira (6) abordou a campanha Dezembro Vermelho, que é voltada para a conscientização sobre o combate e prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Para falar sobre o assunto, a apresentadora e jornalista Márcia Carvalho conversou com o diretor-presidente da Casa Acolher, Paulo Ribeiro.

O gestor ressaltou que a Casa Acolher é uma entidade sem fins lucrativos, que tem por objetivo a acolhida de pessoas de todo o estado que vivem e convivem com o HIV/Aids, oferecendo atendimento psicológico, jurídico e social de forma gratuita. O espaço oferece ainda três refeições diárias, café solidário, faz a distribuição de cestas básicas e kits de higiene.

Paulo Ribeiro observou que, apesar das campanhas de conscientização que são realizadas há algumas décadas, o número de pessoas que contrai o HIV/Aids por ano ainda é elevado. “Isso se dá devido ao fato de as pessoas estarem perdendo o “medo” de contrair o vírus, tendo em vista que hoje os portadores do vírus dispõem da maior rede de dispersão de medicamento retroviral do mundo, o SUS. E esse crescimento desordenado dá-se também pela falta de políticas públicas”, disse.

Sobre o Maranhão, Paulo Ribeiro detalhou que o estado ainda segue em crescimento constante do número de pessoas entre 16 e 29 anos que contraem a doença. Só em 2023, foram registrados dois mil novos casos.

Paulo Ribeiro ressaltou ainda a importância de serem realizadas campanhas de conscientização nas escolas e universidades, locais onde estão a maioria dos jovens, público que mais tem sido acometido pelo vírus.

O diretor-presidente da Casa Acolher frisou ser fundamental que pais e responsáveis também conversem com seus filhos e jovens de sua convivência sobre a prática sexual e a importância da prevenção. 

FONTE: ALEMA