O programa ‘Pautas Femininas’ entrevistou, nesta segunda-feira (29), a diretora executiva do Instituo Da Cor ao Caso, escritora Anita Machado. Na ocasião, ela falou sobre sua obra literária “Firmina” e o trabalho que desenvolve no instituto, cujo objetivo é atuar no letramento racial.
Autora de um livro sobre a escritora negra maranhense Maria Firmina dos Reis, Anita Machado contou o que a levou a escrever a obra.
“O que me levou a escrever o livro foi o fato de meu pai ter escrito uma biografia sobre Maria Firmina e fizemos todos os eventos de lançamento, por meio do instituto. Também fazemos um roteiro turístico, o Caminho Ancestral, que fala sobre a vida da escritora, percorrendo lugares do Centro Histórico de São Luís”, relembrou Anita Machado, acrescentando que foi convidada pela editora da publicação a escrever o livro que integra uma coleção voltada para o público infantojuvenil.
A escritora discorreu, ainda, sobre a vida da romancista maranhense, que viveu por muitos anos no município de Guimarães, terra dos pais de Anita Machado.
Sobre o Instituto da Cor ao Caso, a diretora executiva esclareceu ser um sonho concretizado. “Comecei minha jornada em grandes empresas, mas com poucas pessoas negras. Isso me motivou a atuar para mudar essa realidade. Hoje, nosso principal vetor é o letramento racional. Nós estamos trinando lideranças nas empresas para que se reflita nos ambientes de trabalho. Além disso, temos muitos roteiros de afroturismo, entre outros”.
FONTE: ALEMA