A coordenadora do Núcleo de Documentários da TV Assembleia, jornalista Márcia Carvalho, falou sobre a expectativa para a estreia do documentário “EMEM 50 Anos”, que aborda as cinco décadas de fundação da Escola de Música do Estado do Maranhão (EMEM) Lilah Lisboa de Araújo. Em entrevistada ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta quarta-feira (15), ela informou que a produção vai ao ar nesta quarta-feira, às 13h30.
No bate-papo com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, Márcia Carvalho, que assina a direção do trabalho, detalhou que o documentário possui 30 minutos de duração, contanto a história da escola a partir de depoimentos de alunos, ex-alunos, professores e gestores, além de destacar a importância da instituição para o Maranhão.
De acordo com a jornalista, “EMEM 50 Anos” foi exibido, em primeira mão, na programação que a direção da Escola de Música Lilah Lisboa realizou no Teatro Arthur Azevedo, exatamente no dia de fundação da instituição, 13 de maio. O evento teve participação de grupos musicais e estudantes da escola.
Olhar especial
A jornalista Márcia Carvalho ressaltou que a Diretoria de Comunicação da Alema, sob o comando da jornalista Jacqueline Heluy, tem tido um olhar especial para os documentários, tendo aceitado o desafio ao ser procurada pelo diretor-geral da Lilah Lisboa em busca de parceria para a realização do documentário resgatando a história e a importância da EMEM.
“É mais uma produção da TV Assembleia com o objetivo de lembrar e contar a história dessa instituição que chegou agora aos 50 anos, prestando serviços relevantes na formação musical de muita gente que não têm condições econômicas de pagar por um curso de música clássica. É uma joia que precisa ser preservada”, assegurou Márcia Carvalho, informando que o documentário tem co-direção de Maria Thereza Soares e imagens de Luiz Fernando Wolf.
Ainda segundo a jornalista, o documentário mostra que a instituição de ensino público de música do Estado, a EMEM, oferece cursos reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação e possibilita a formação de Técnicos em Música (Habilitação em Instrumento ou Canto Lírico), funciona nos três turnos, e atende a crianças, jovens e adultos que recebem aulas práticas e teóricas em disciplinas como História da Música, Harmonia e Percepção Musical, etc.