O programa ‘Saúde & Bem-Estar’, veiculado pela Rádio Assembleia (96,9 FM) nesta quarta-feira (29), tratou sobre o tema ortodontia e reposição hormonal voltada para a odontologia, em entrevista com o professor e odontólogo Renato Figueiredo, presidente do Centro Integrado de Educação Continuada (Ciec), que funciona há 20 anos em São Luís.
No bate-papo com as apresentadoras e radialistas Marina Sousa e Leda Lima, Renato Figueiredo, que também é proprietário da Clínica Maxi Dental Clinic, falou sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal e sobre o Centro Integrado de Educação Continuada, escola de pós-graduação em odontologia que funciona na Avenida dos Holandeses, no Calhau.
Durante a entrevista, Renato Figueiredo explicou que, na área da odontologia, a reposição hormonal surgiu há pouco tempo:
“Ela tem 22 anos apenas, e a primeira especialização nessa área surgiu agora em 2020. E eu fiz parte dessa primeira turma lá em São Paulo, onde nós utilizamos hormônios nanoestruturados transdérmicos, com os quais a gente consegue devolver para o paciente exatamente o que está em falta e que vai melhorar, de uma forma geral, a saúde bucal desse paciente”, afirmou o odontólogo.
Ele disse que é muito importante conscientizar as pessoas sobre a importância da higiene bucal que é capaz de prevenir várias doenças. “É importante mostrar a relevância da saúde bucal na condição sistêmica. Há uma relação, por exemplo, entre a condição bucal e a cardíaca dos pacientes. Bactérias da cavidade bucal se disseminam para o coração e podem causar infarto, endocardite bacteriana, entre outros. Ou seja, cuidando-se da saúde bucal, a pessoa vai estar cuidando também da saúde como um todo”, frisou.
Odontólogo com uma experiência acumulada há mais de 20 anos, Renato Figueiredo afirmou que a higiene bucal deve ser realizada diariamente com a limpeza dos dentes, a fim de evitar o surgimento de cáries e do mau hálito. As escovações devem ser após cada refeição e a visita ao dentista deve ocorrer regularmente. A escova deve ser trocada a cada três meses ou quando a pessoa perceber que ela está desgastada. O fio dental também deve ser utilizado.
Renato Figueiredo observou que, além das cáries, a falta de higiene bucal causa placas, tártaro e problemas na gengiva. “A vida saudável dos dentes garante não só uma aparência agradável como também ajuda na fala e na mastigação”, frisou.
Ele acrescentou que outras medidas que podem ser adotadas são a utilização do enxaguante bucal com flúor se for recomendado pelo dentista; escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia e usar creme dental.
FONTE: ALEMA