O programa “Café com Notícias” da TV Assembleia desta quarta-feira (3) recebeu o titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), Paulo Casé Fernandes, que falou sobre a redução do índice de desigualdade social no Maranhão e as ações desenvolvidas pelo Governo do Maranhão para melhorar a qualidade de vida da população.
Recentemente, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), por meio do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), divulgou um estudo que mostrar uma redução no índice de pobreza extrema no Maranhão. De acordo com o levantamento, entre 2021 e 2023, o Maranhão registrou uma queda de mais de 10,5 pontos percentuais na taxa de pobreza extrema, reduzindo-a de 22,8% para 12,2%.
Ainda de acordo com o estudo, o Maranhão foi o terceiro estado do Nordeste que mais reduziu a pobreza extrema, ficando atrás da Bahia (1º) e Pernambuco (2º). Em dados percentuais, o estado também ocupa a terceira colocação, com Pernambuco mais uma vez aparecendo em segundo lugar no ranking e Alagoas, em primeiro.
“Ficamos muito felizes com isso. Nosso governador Carlos Brandão tem tido uma sensibilidade social muito grande para garantirmos a ampliação dos restaurantes populares. A meta do nosso governador é colocar os restaurantes nos 217 municípios, oferecendo uma refeição de qualidade para crianças, idosos e todos que estão em situação de vulnerabilidade”, disse o secretário, que destacou também a importância das ações conjuntas das secretarias estaduais para a redução da desigualdade social no Maranhão.
Ainda em sua participação no programa, o secretário falou sobre o alinhamento nas ações dos governos federal e estadual, atividade essa necessária para a melhoria da qualidade de vida da população maranhense.
“Tanto as políticas do governo federal quanto a do estadual estão alinhadas para que a gente consiga conceder meios para que a população saia da condição de vulnerabilidade e pobreza. Vemos também vários investimentos privados vindos para o Maranhão, querendo explorar as nossas potencialidades”, pontuou.
FONTE: ALEMA