Gestor da Secretaria de Estado de Trabalho e Economia Solidária observou a importância do trabalho de qualificação para a melhoria da renda do trabalhador
A oferta de vagas de emprego no Maranhão, principalmente na área da construção civil, foi destacada no programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, nesta quinta-feira (11). Quem falou sobre o assunto foi o secretário de Estado de Trabalho e Economia Solidária, Luís Henrique Lula.
“Nós tinhamos já uma expectativa que este ano, em especial com a volta do PAC, do programa Minha Casa Minha Vida, a construção civil voltaria a ocupar os primeiros lugares. Normalmente, esses primeiros lugares são ocupados pela área de serviço, mas no mês de maio tivemos 1.200 vínculos dos 2.416 postos de trabalho, portanto exatamente a metade já ocupada pela construção civil”, afirmou.
De acordo com o gestor, esse resultado é fruto do trabalho realizado pela Setres, com reflexos na vida da comunidade.
“A gente vai diminuindo o nosso índice de desempregados. Dentre os seis estados que registraram queda no nível de desemprego no ano passado, o Maranhão foi o quarto e foi o primeiro do Nordeste. Então, estamos bem na fita. É o governo Brandão que tem feito disso um sacerdócio, no sentido de fazer com que o maranhense encontre mercado de trabalho”, ressaltou o secretário.
Luís Henrique Lula também observou a importância do trabalho de qualificação para a melhoria da renda do trabalhador, mesmo que a prioridade continue sendo a colocação no mercado.
“Normalmente, as coisas idealmente têm que caminhar juntas, mas a tarefa primeira é botar o trabalhador no mercado, é inserir ele com a carteira assinada. No decorrer do processo, a gente tem construído. As próprias empresas fazem isso, o sistema S faz isso, e nós, na Secretaria de Trabalho e Economia Solidária também fazemos”, reforçou sobre a qualificação e a importância do papel do Sistema Nacional de Emprego (Sine) nesse processo.
FONTE: ALEMA