O programa ‘Sustentabilidade na Prática’, da Rádio Assembleia (96.9 FM), recebeu na manhã desta segunda-feira (15) o professor Márcio Eduardo Nogueira Tavares, analista de Inovação da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
Mestrando em propriedade intelectual e transferência de tecnologia para inovação, Márcio Eduardo Tavares fez uma explanação sobre a Agência de Inovação e Empreendedorismo, criada na Uema em 2019, e batizada de Agência Marandu, para fomentar projetos de inovação e empreendedorismo na Uema.
Em conversa com o apresentador e jornalista Ronald Segundo, o professor Márcio Tavares informou que a Agência Marandu acaba de criar a startup MACarbon na área das ciências agrárias. Segundo ele, essa startup terá a missão de identificar problemas que ainda não foram solucionados de forma satisfatória no mercado e desenvolver produtos e serviços inovadores que atendam às necessidades do povo maranhense.
Márcio Tavares explicou que a Startup MACarbon foi criada graças a um trabalho conjunto que contou também com o trabalho do professor e pesquisador Luciano Muniz e das doutoras em agronomia Bruna Penha Costa e Ilka Cantanhêde (IFMA).
“Como uma empresa jovem e inovadora, acoplada a um modelo de negócio escalável e repetitivo, que busca soluções para problemas reais da sociedade, esta nossa MACarbon surgiu como uma iniciativa estratégica para impulsionar o ecossistema de inovação e empreendedorismo no estado, por meio da transferência de tecnologia oriunda de pesquisas aplicadas, realizadas nos laboratórios da Uema”, afirmou o professor Márcio Tavares.
Fomento
Ele acrescentou que esta iniciativa será de grande importância técnico-científica para os estudantes da Uema no que concerne ao fomento à cultura do empreendedorismo, o aprimoramento da formação acadêmica, a criação de oportunidades de pesquisa e desenvolvimento e o fortalecimento da relação entre a universidade e o mercado, e ainda impulsionará o agricultor no acesso às novas tecnologias e soluções inovadoras, o aumento da produtividade e da renda, bem como a melhoria da qualidade de vida e promoção da sustentabilidade.
O professor esclareceu que, dentro de suas expertises, a Startup MACarbon é inovadora e impulsiona a agricultura sustentável no Maranhão, ao oferecer pagamento pelos serviços ambientais para o produtor, por meio da adoção das tecnologias ABC (Agricultura de Baixo Carbono).
Segundo ele, isso não só fortalece a sustentabilidade no estado, mas também combate as mudanças climáticas, reduzindo emissões de gases estufa oriundos da agropecuária.
Márcio Tavares assinalou que a MACarbon já possui a metodologia baseado na Verra para pesquisas dos estoques e das taxas de sequestro de carbono no solo e na biomassa dos manguezais maranhenses. O Maranhão e o Pará possuem juntos a maior área contínua de manguezais do mundo e é no Maranhão onde estão 46% das áreas de mangue de todo o Brasil, seguido do Pará (28%) e do Amapá (16%).
O professor Márcio Tavares frisou que a Marandu é uma agência que faz a conexão da Universidade com a sociedade e setores produtivos por meio da inovação do empreendedorismo.
Ele acrescentou que a Marandu estimula os estudantes a utilizar conhecimentos específicos e, com eles, buscar o desafio de empreender, de montar uma empresa nas áreas de conhecimento que estão recebendo no dia a dia dentro da Universidade.
FONTE: ALEMA