Tibério Garcês, coordenador do eixo de Ecossistema do Programa Inova Maranhão, da SectiMa, afirmou que o Iema já participa há anos da feira e que a SectiMa está oferecendo algumas oficinas dentro da programação
O coordenador do eixo de Ecossistema do Programa Inova Maranhão, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão (SectiMa), Tibério Garcês, destacou, em entrevista ao ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta terça-feira (6), a importância da realização, nesta semana, da RoboWorld Cup FIRA 2024, no Multicenter Sebrae.
“A FIRA reúne competidores de 20 países, colocando o Maranhão no mapa global, promovendo e incentivando o avanço de tecnologias e inovação, atraindo investimentos estrangeiros, oportunidades de colaboração internacional e projetos de pesquisa, além de dar visibilidade ao estado para negócios e eventos futuros”, disse.
Na conversa com o radialista e apresentador Henrique Pereira, o especialista afirmou que o Iema já participa há anos da feira e que a SectiMa está oferecendo algumas oficinas dentro da programação, além de 80 professores especialistas em robótica.
De acordo com o coordenador, o Programa Inova Maranhão é uma política pública que visa estimular práticas de inovação, de empreendedorismo e de uso e desenvolvimento de tecnologias no estado; e é orientado para impacto socioeconômico, para a democratização das oportunidades e para o incremento da eficiência das organizações, atuando em sete eixos de estímulo: Startups, Educação, Universidade, Ecossistema, Administração Pública, Empresas e Parque Tecnológico.
“Por isso , estamos participando da feira de robótica, evento que promove a competição internacional e incentiva jovens, adolescentes e a indústria a investirem mais na robótica e inteligência artificial. As atividades incluem jogos e competições desafiadoras e motivadoras, projetadas para destacar o melhor de cada participante”, explicou.
FONTE: ALEMA