Titular da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) informou que evento ocorrerá de 4 a 7 de dezembro de 2024, na Lagoa da Jansen
O titular da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Bira do Pindaré, foi o entrevistado do programa ‘Diário da Manhã’, desta terça-feira (8), com transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia. O gestor ressaltou a abertura das inscrições para a 2ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (Femaf), que ocorrerá entre os dias 4 e 7 de dezembro de 2024, na Lagoa da Jansen, em São Luís.
Na conversa com o apresentador e jornalista Ronald Segundo, o secretário disse que as inscrições para expositores estão abertas até o dia 17 de outubro de 2024 e podem ser feitas pelo formulário eletrônico disponível no site oficial da SAF (www.saf.ma.gov.br/femaf). O tema deste ano é “Alimento Saudável: mais vida, mais natureza, mais renda”. Bira do Pindaré também destacou que a feira tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar, os assentamentos da reforma agrária e as comunidades tradicionais.
“Podem se inscrever empreendimentos voltados à agricultura familiar, economia solidária, povos e comunidades tradicionais (quebradeiras de coco, povos indígenas e quilombolas) e assentados da reforma agrária. Além de entidades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e desenvolvimento, instituições histórico-culturais, empresas, órgãos públicos, entidades do terceiro setor, sociedade civil organizada e movimentos sociais; e pesquisadores, professores, estudantes em coautoria ou orientação de professores”, detalhou.
Horta-viva
De acordo com Bira do Pindaré, a Femaf contará com oito espaços temáticos nos quais os expositores selecionados poderão participar. Entre eles, Espaço de Comercialização, com estandes e barracas para a venda de uma ampla variedade de produtos da agricultura familiar; Espaço do Conhecimento, voltado para minicursos, painéis, palestras, oficinas e lançamentos de livros; Espaço Institucional, reservado para iniciativas governamentais e de parceiros públicos; e Espaço Tecnológico, com exposições de inovações e equipamentos agrícolas.
Segundo o secretário, haverá ainda Espaço da Cidadania, dedicado a serviços públicos para a comunidade; Espaço do Artesão, focado na exibição e comercialização de artesanato; Espaço da Gastronomia, destacando a culinária local com produtos da agricultura familiar; e Espaço Cultural, palco interno da Femaf em que artistas poderão mostrar seus trabalhos a partir das múltiplas expressões artísticas existentes (fotografia, poesia, música, dança, artes plásticas, etc).
“Em cada espaço, vão oferecer ações e atividades. Além disso, o evento trará uma vitrine viva, uma horta medicinal verticalizada e outras iniciativas inovadoras, bem como apresentações de artistas locais e nacionais”, destacou.
FONTE: ALEMA