Inscrições para concurso dos Correios começam nesta quinta
10 de outubro de 2024
Haddad diz que governo pode rever projeção para o PIB
14 de outubro de 2024

‘Revista Maranhão’ – Especialista destaca fatores de risco e prevenção à obesidade

Tema foi tratado pelo coordenador de Alimentação e Nutrição da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Leudimar Carvalho Soares Filho

Na última sexta-feira (11) foi celebrado o Dia Nacional da Obesidade, e para tratar do tema o programa ‘Revista Maranhão’ desta segunda-feira (14), na TV Assembleia, recebeu o coordenador de Alimentação e Nutrição da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Leudimar Carvalho Soares Filho.

Logo no início da entrevista, Leudimar Carvalho destacou os fatores de risco. “A obesidade é multifatorial, e quando falamos de fatores, temos os biológicos, sociais, genéticos, econômicos e ambientais. Então, não podemos afirmar que a alimentação sozinha é o motivo, temos que levar em conta todo um contexto”, explicou ele.

 Ao falar sobre os males trazidos pela obesidade, o coordenador alertou que se trata de uma doença séria, pois é fator de risco para vários outros males. “A obesidade pode levar a diabetes, hipertensão arterial, doenças do aparelho circulatório, acidente vascular cerebral, além de diversos tipos de câncer”, afirmou.

Sobre prevenção, Leudimar Carvalho explicou que é importante que a prática comece desde a gestação. “O cuidado com a saúde do bebê começa desde o pré-natal. A mãe deve prevenir o excesso de peso durante a gestação, para não comprometer o estado nutricional do bebê quando ele nascer”, alertou.

Quanto aos dados relativos ao Maranhão, o coordenador ressaltou que metade da população do estado encontra-se com excesso de peso. “Temos aqui números muito expressivos, a exemplo do que ocorre no resto do país”, disse.

Leudimar Carvalho Soares Filho finalizou a entrevista destacando as ações realizadas a fim de mudar essa realidade. “Existem várias iniciativas do governo federal, como, por exemplo, o programa Saúde na Escola, que inclui a conscientização e o incentivo à prática de atividades físicas, e ainda o programa Saúde na Família, que conta com diversos profissionais que podem ajudar a população no processo de perda de peso”, ressaltou.

O ‘Revista Maranhão também exibiu, entre outros, reportagens sobre violência contra idosos e as altas temperaturas registradas no estado, que passa por uma onde de calor, o que requer cuidados especiais com as crianças.

FONTE: ALEMA