Tenente-coronel da Polícia Militar, Edhyelem Santos coordena ações como a Patrulha Maria da Penha, Ronda Escolar e o Proerd
A comandante de Segurança Comunitária e coordenadora das Patrulhas Maria da Penha, Ronda Escolar e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), tenente-coronel da Polícia Militar do Maranhão, Edhyelem Santos, participou do programa ‘Diário da Manhã’, desta terça-feira (22), com transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia. Na entrevista, ela falou sobre as operações de combate à violência contra crianças e adolescentes e o Seminário de Policiamento Escolar.
De acordo com a comandante, está prevista a realização de seminário de capacitação do policiamento comunitário escolar na primeira quinzena de novembro, em dia ainda a ser definido. Ela lembrou que, em novembro haverá, também, o lançamento da Operação Shamar, de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e ao feminicídio.
“Esses eventos demonstram o compromisso do governo e das instituições de ensino em promover a segurança e o bem-estar dos estudantes e profissionais da educação no Maranhão”, assegurou, durante a conversa com o radialista e apresentador Henrique Pereira.
Maria da Penha
A coordenadora afirmou que o Maranhão possui 22 Patrulhas Maria da Penha, com cobertura em mais de 80 municípios. O programa é coordenado pela Polícia Militar e atua em apoio a mulheres em situação de violência doméstica ou familiar e na fiscalização do cumprimento das medidas protetivas.
Além disso, o Maranhão possui canais de denúncias, entre os quais, o aplicativo Salve Maria Maranhão; os telefones 190, do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciops); 181, do Disque-Denúncia Maranhão; e a Delegacia Online (delegaciaonline.policiacivil.ma.gov.br).
FONTE: ALEMA