Saiba como será a avaliação prática do Enade Licenciaturas
26 de novembro de 2024
Estudante de ensino superior privado ainda pode se inscrever no Fies
27 de novembro de 2024

‘Café com Notícias’ – Cristiano Barroso fala do trabalho da ACM em 170 anos de história

Presidente da Associação Comercial do Maranhão destacou ações realizadas para o incremento da economia maranhense

O trabalho da Associação Comercial do Maranhão (ACM) para o incremento da economia maranhense em 170 anos de história foram abordadas no programa ‘Café com Notícias’ desta terça-feira (26). O convidado foi o presidente da entidade, Cristiano Barroso Fernandes.

“Há 170 anos, vários empresários se juntaram ali no centro histórico e criaram a campanha da produção. Então, ao mesmo tempo que você cria uma Associação Comercial você está ligado diretamente, naquela época, com o desenvolvimento, com o planejamento do nosso estado, tanto que a ACM, hoje, é a mais antiga do nosso estado e a quinta mais antiga do nosso país’, ressaltou o dirigente.

Cristiano Barroso Fernandes destacou o trabalho amplo e diverso realizado pela entidade. “Apesar do nome Associação Comercial, a gente atua no comércio, na indústria, no jovem, na mulher. Então, tem uma capilaridade muito grande e, ao longo desses 170 anos, a gente tem trabalhado muito forte a representatividade das empresas maranhenses, o relacionamento com o poder público, com as entidades co-irmãs”, observou.

O presidente da ACM informou que são 14 vice-presidências, que têm trabalho voltado ao comércio, indústria, turismo, jovem, mulher, empreendedorismo, tecnologia, entre outras áreas. “Através desse desdobramento, o trabalho junto ao associado é muito mais personalizado. Então, existem os núcleos setoriais, os grupos de trabalho, nos quais você foca as discussões exclusivamente para aquele segmento”, detalhou. 

Na conversa com a jornalista e apresentadora Elda Borges, o dirigente também assinalou ações pontuais realizadas pela entidade, como o Fórum da Mulher Empresária e outros eventos realizados em parceria com entidades de outros municípios como Imperatriz e Balsas.

Na visão de Cristiano Barroso Fernandes, um dos maiores desafios das entidades do tipo na atualidade é a participação do empresariado. “Infelizmente, em alguns casos, ele é muito imediatista. Ele quer o resultado para ontem e tem coisas que você não consegue sem ter um planejamento, sem ter uma discussão, e o grande desafio hoje das associações, das entidades empresariais, é trazer esse empresário para estar junto em determinadas discussões”

FONTE: ALEMA