Alema aprova projeto que melhora acesso de pacientes aos seus prontuários e relatórios médicos
5 de dezembro de 2024
Iracema Vale prestigia diplomação dos eleitos em Paço do Lumiar e destaca confiança na nova gestão
6 de dezembro de 2024

MPMA participa da abertura do Seminário de Iniciação Científica da Uema

Como parte da programação de abertura do 36º Seminário de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizada nesta terça-feira, 3, no auditório das Promotorias de Justiça da Capital, o Ministério Público do Maranhão apresentou os resultados dos planos de trabalho dos nove projetos de pesquisa selecionados no âmbito do edital PIBITI/UEMA. Os projetos são desenvolvidos pelos Centros de Apoio Operacional do MPMA, referentes ao ano de 2024.

Estiveram presentes na solenidade o procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, e o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão, Fábio Mendes, além de estudantes, orientadores e parceiros da implantação do Laboratório de Inovação do Ministério Público do Maranhão – NEXUS. O diretor da Agência de Inovação da Uema – Marandu, Antônio Roberto Serra, esteve presente na cerimônia.

A iniciativa busca fomentar soluções criativas e tecnológicas, promovendo uma articulação entre o Ministério Público, a academia e a sociedade em favor de um desenvolvimento mais justo e sustentável do estado.

Os projetos apresentados foram: desenvolvimento de ferramenta de geoprocessamento para auxiliar o combate ao desmatamento e queimadas do cerrado e Amazônia Legal maranhense; análise de dados e construção de bancos estatísticos para o desenvolvimento de modelo preditivo na prevenção da violência contra a mulher; desenvolvimento de um serviço web para localização de estações de coleta seletiva; detecção de queimadas nas áreas do cerrado e da Amazônia Legal maranhense utilizando técnicas de redes neurais profundas; detecção de queimadas nas áreas do cerrado e da Amazônia Legal maranhense utilizando técnicas de aprendizagem estatística de máquina; diagnóstico de qualidade e condições de comercialização de frutas e hortaliças e incentivo às boas práticas e inovação em feiras livres e mercados de São Luís; análise de dados para indicadores educacionais do Maranhão para painéis BI do SOMA; ferramentas de código aberto para geração de painéis BI para indicadores educacionais do SOMA; desenvolvimento de painéis BI para indicadores educacionais do SOMA com Python.

O procurador-geral, Danilo de Castro, celebrou a parceria do MPMA com a Uema, ressaltando os benefícios em prol do desenvolvimento do Maranhão. “Agradecemos à Universidade Estadual, aos bolsistas, orientadores e avaliadores, e aos Centros de Apoio Operacional do Ministério Público pela colaboração essencial para o sucesso desta iniciativa. Desejamos a todos um evento enriquecedor e inspirador, repleto de ideias que continuarão a contribuir para o desenvolvimento do Maranhão”, destacou.

Para o promotor de justiça Fábio Mendes, os projetos apresentados refletem o compromisso com a inovação e o enfrentamento de desafios concretos, abordando temas como o combate ao desmatamento e queimadas no cerrado e na Amazônia Legal maranhense, a prevenção da violência contra a mulher, a coleta seletiva e a gestão de resíduos, indicadores educacionais, entre outros. “Cada trabalho reforça a importância da articulação entre academia e instituições públicas para a construção de um Maranhão mais justo, sustentável e inovador, que gera conhecimentos e transforma realidades”, ressaltou.

FONTE: MPMA