Como parte da programação de abertura do 36º Seminário de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizada nesta terça-feira, 3, no auditório das Promotorias de Justiça da Capital, o Ministério Público do Maranhão apresentou os resultados dos planos de trabalho dos nove projetos de pesquisa selecionados no âmbito do edital PIBITI/UEMA. Os projetos são desenvolvidos pelos Centros de Apoio Operacional do MPMA, referentes ao ano de 2024.
Estiveram presentes na solenidade o procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, e o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão, Fábio Mendes, além de estudantes, orientadores e parceiros da implantação do Laboratório de Inovação do Ministério Público do Maranhão – NEXUS. O diretor da Agência de Inovação da Uema – Marandu, Antônio Roberto Serra, esteve presente na cerimônia.
A iniciativa busca fomentar soluções criativas e tecnológicas, promovendo uma articulação entre o Ministério Público, a academia e a sociedade em favor de um desenvolvimento mais justo e sustentável do estado.
Os projetos apresentados foram: desenvolvimento de ferramenta de geoprocessamento para auxiliar o combate ao desmatamento e queimadas do cerrado e Amazônia Legal maranhense; análise de dados e construção de bancos estatísticos para o desenvolvimento de modelo preditivo na prevenção da violência contra a mulher; desenvolvimento de um serviço web para localização de estações de coleta seletiva; detecção de queimadas nas áreas do cerrado e da Amazônia Legal maranhense utilizando técnicas de redes neurais profundas; detecção de queimadas nas áreas do cerrado e da Amazônia Legal maranhense utilizando técnicas de aprendizagem estatística de máquina; diagnóstico de qualidade e condições de comercialização de frutas e hortaliças e incentivo às boas práticas e inovação em feiras livres e mercados de São Luís; análise de dados para indicadores educacionais do Maranhão para painéis BI do SOMA; ferramentas de código aberto para geração de painéis BI para indicadores educacionais do SOMA; desenvolvimento de painéis BI para indicadores educacionais do SOMA com Python.
O procurador-geral, Danilo de Castro, celebrou a parceria do MPMA com a Uema, ressaltando os benefícios em prol do desenvolvimento do Maranhão. “Agradecemos à Universidade Estadual, aos bolsistas, orientadores e avaliadores, e aos Centros de Apoio Operacional do Ministério Público pela colaboração essencial para o sucesso desta iniciativa. Desejamos a todos um evento enriquecedor e inspirador, repleto de ideias que continuarão a contribuir para o desenvolvimento do Maranhão”, destacou.
Para o promotor de justiça Fábio Mendes, os projetos apresentados refletem o compromisso com a inovação e o enfrentamento de desafios concretos, abordando temas como o combate ao desmatamento e queimadas no cerrado e na Amazônia Legal maranhense, a prevenção da violência contra a mulher, a coleta seletiva e a gestão de resíduos, indicadores educacionais, entre outros. “Cada trabalho reforça a importância da articulação entre academia e instituições públicas para a construção de um Maranhão mais justo, sustentável e inovador, que gera conhecimentos e transforma realidades”, ressaltou.
FONTE: MPMA