‘Janeiro Branco’ – Psicóloga alerta para cuidados com a saúde mental
9 de janeiro de 2025
‘Sustentabilidade na Prática’ aborda projetos da Fapema para o fomento à pesquisa e à inovação
13 de janeiro de 2025

‘Diário da Manhã’ destaca XIII Encontro Nacional da Pastoral da Juventude que acontecerá em São Luís

‘Diário da Manhã’ destaca XIII Encontro Nacional da Pastoral da Juventude que acontecerá em São Luís

A secretária nacional da Pastoral da Juventude, Wanessa Freire, falou sobre o evento, que acontece de 12 a 19 deste mês, na capital

Em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, nesta sexta-feira (10), a secretária nacional da Pastoral da Juventude, Wanessa Freire, falou da importância da realização do XIII Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ), que acontece em São Luís, de 12 a 19 janeiro.

Com o tema ‘Na toada dos grupos de jovens, o guarnicê da esperança!’; e lema ‘Gritar a utopia do Reino em toda parte’, inspirado no pensamento do padre Hilário Dick, o encontro também traz uma iluminação bíblica especial: ‘Senhor, dá-nos sempre deste pão.’ (João 6, 34).

“O evento é de extrema importância para a capital maranhense, com uma programação voltada para a reflexão, a celebração e o fortalecimento da missão juvenil na Igreja”, disse Wanessa Freire.

Na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, a secretária da Pastoral informou também que a missa de abertura do evento será realizada no Largo da Capela de São Pedro, neste domingo (12), a partir das 17h30. Segundo ela, a expectativa é reunir mais de 500 jovens de todas as regiões do Brasil, que, durante os oito dias de atividades, irão celebrar, refletir e discutir as particularidades, desafios e sonhos das juventudes.

Evangelização

Ainda de acordo com Wanessa Freire, o evento é uma oportunidade de promover a troca de experiências e renovar o compromisso com a missão de evangelização.

Durante a programação, haverá momentos especiais, como a celebração dos 40 anos da Pastoral da Juventude do Maranhão, que destacará a trajetória de fé e o engajamento dos jovens maranhenses. Além disso, será lançada a nova edição comemorativa dos 20 anos do livro “Somos Igreja Jovem”, um marco importante na história e espiritualidade da Pastoral.

“Além de celebrar a presença viva e transformadora dos jovens na Igreja, este chamado nos impulsiona a gritar a utopia e a convidar os grupos de jovens de todo o Brasil a ecoar a esperança por um país melhor para nossa juventude. É um convite à reflexão e à construção conjunta sobre essa temática tão necessária, fortalecendo os rumos da evangelização na nossa Pastoral”, ressaltou.

FONTE: ALEMA