Weverton pede a Paulo Guedes reclassificação fiscal do Maranhão
28 de março de 2019
Inscrições do Programa Cheque Minha Casa encerram dia 31
28 de março de 2019

Definidas estratégias de reparação nas obras em barragem e comportas no MA

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, por meio da Comissão de Direitos Humanos, ao lado do Ministério Público Federal e da Defensoria Pública da União serão responsáveis pelo ajuizamento de ações para reparação dos danos causados as centenas de famílias atingidas pela inundação iniciada em janeiro e para realização de obras de reparação da barragem e comportas do rio Pericumã, localizada em Pinheiro, na Baixada Maranhense.

As instituições estarão vigilantes e prontas para ingressarem com as providencias necessárias, caso as tratativas com o DNOCS (órgão federal responsável pela manutenção da estrutura) não prosperem com celeridade.

A decisão foi tomada em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, dia 25 de março, entre o Procurador de Meio Ambiente do Ministério Publico Federal, Alexandre Soares, com o titular do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública da União, Yuri Costa, o Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA, Rafael Silva, e com representantes do Movimento Nacional de Atingidos por Barragens (MAB), da Associação de Pescadores e Pescadoras de Pinheiro (ASSOPESCA), da Federação de Sindicatos de Pesca do MA (FESPEMA) e da Comissão dos Atingidos.

A reunião foi realizada em cumprimento aos compromissos assumidos em Audiência Pública ocorrida em 17 de março último na cidade de Pinheiro/MA, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Maranhão. Na oportunidade, foi discutida e definida a estratégia jurídica para reparação de danos sofridos pelas centenas de famílias atingidas pela inundação iniciada em janeiro e para realização de obras de reparação da barragem e comportas do rio Pericumã, localizada em Pinheiro-MA.

A OAB/MA considera que os esforços de diversas instituições estatais e entidades da sociedade civil é fundamental para adoção de medidas eficazes na defesa de milhares de famílias de mais de 10 municípios que dependem da barragem para abastecimento de água potável, dentre outros benefícios que o bom funcionamento da barragem é capaz de garantir.

Entenda o caso:

Primeira semana de fevereiro 2019 – o cabo de uma das três comportas do rio Pericumã se rompe, inundando vários bairros da cidade de Pinheiro.

Dia 15/02/2019 – uma comitiva da OAB/MA faz vistoria na Barragem do Pericumã.

Dia 22/02/2019 – realização de uma audiência pública na cidade de Pinheiro com apresentação real do cenário envolvendo atingidos.

Dia 22/02/2019 – Um Termo de Ajustamento de Conduta de uma Ação Civil Pública é proposto pela CDH da OAB/MA para delinear responsabilidades, compromissos assumidos e prazos das atividades que envolvem a reforma, manutenção e funcionamento da Barragem do rio Pericumã.

Dia 25/03/2019 – Definição jurídica de quais órgãos entrarão com uma ação para reparar os danos causados pela inundação do rio Pericumã.

Dia 29/03/2019 – Vistoria da Comitiva dos deputados estaduais a barragem do rio Pericumã.

Números que envolvem a Barragem do Rio Pericumã

• 300 famílias foram afetadas direta e indiretamente;
• 28 comunidades ribeirinhas impactadas;
• 06 bairros em Pinheiro afetado;
• 03 municípios envolvidos.

Fonte: Portal MA10