Com estoque crítico, Hemomar mobiliza população para doação de sangue
13 de março de 2020
Presidente Othelino adia 5ª edição do “Assembleia em Ação”, em Itapecuru
16 de março de 2020

Maranhão monitora 10 casos suspeitos de Coronavírus

Diagnóstico laboratorial de casos suspeitos do novo coronavírus (2019-nCoV), realizado pelo Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que atua como Centro de Referência Nacional em Vírus Respiratórios para o Ministério da Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) comunica que, neste momento, o Maranhão monitora dez casos suspeitos de COVID-19, sendo nove em São Luís e um caso em Imperatriz.

Na capital maranhense, os cinco novos casos suspeitos registrados, nesta sexta-feira (13), são: homem, de 31 anos, histórico de viagem para São Paulo; mulher, de 32 anos, histórico de viagem para França, Holanda e Bélgica; mulher de 64 anos, contato com suspeito de COVID-19; homem, de 34 anos, histórico de viagem para Nova Iorque. No interior do estado, o primeiro caso suspeito é de um homem, de 21 anos, com histórico de viagem para a Alemanha. 

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) realiza o monitoramento dos casos. Estas pessoas foram orientadas, conforme protocolo do Plano Estadual de Contingência do Novo Coronavírus, e seguem em isolamento domiciliar por não apresentarem gravidade no quadro clínico.  O Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN-MA) já encaminhou amostras coletadas dos cinco novos casos para análise do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, em Belém (PA), para confirmação ou descarte da suspeita.  Até o momento, não há casos confirmados do COVID-19 no Maranhão.  

Transmissão Comunitária

A SES informa, ainda, que o Ministério da Saúde (MS) divulgou nesta sexta-feira (13) as informações sobre casos de transmissão comunitária nas cidades de São Paulo (capital) e do Rio de Janeiro (capital). Segundo o órgão, os casos de transmissão comunitária são aqueles quando não é possível identificar a trajetória de infecção do vírus.

PERFIL DOS CASOS SUSPEITOS
1.      Homem, de 46 anos, procedente de Milão (Itália);
2.      Mulher, de 47 anos, contato com suspeito de COVID-19;
3.      Adolescente, de 15 anos, procedente de Santa Bárbara, cidade da Califórnia (EUA);
4.      Mulher, de 63 anos, procedente de Nazaré, Fátima e Óbidos (Portugal);
5.      Criança, de 4 anos, histórico de viagem para Miami e Orlando (EUA);
6.      Homem, de 31 anos, histórico de viagem para São Paulo;
7.      Mulher, de 32 anos, histórico de viagem para França, Holanda e Bélgica;
8.      Mulher de 64 anos, contato com suspeito de COVID-19.
9.      Homem, de 34 anos, histórico de viagem para Nova Iorque
10.    Homem, de 21 anos, histórico de viagem para a Alemanha.

FONTE – MA.GOV.BR