São Luís recebeu, na última quarta-feira (5), o Selo Connected Smart Cities Nível Bronze durante o encerramento do Connected Smart Cities & Mobility, considerado o maior evento de Cidades Inteligentes e Mobilidade Urbana do Brasil.
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe) participou do Connected Smart Cities 2022, iniciando a elaboração do Plano São Luís Inteligente, em parceria com o Consórcio São Luís Smart City, formado pelas empresas Soluções Públicas Inteligentes (Spin) e Urban Systems.
O evento, realizado nos dias 4 e 5 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo (SP), foi palco de grandes influências na gestão pública de todo território brasileiro. O Connected Smart Cities tem um formato de múltiplos palcos e promove a integração entre conteúdo de alta qualidade, promoção de negócios e networking de impacto.
Além de São Luís, mais 27 municípios brasileiros foram premiados nas categorias aspirante, bronze, prata, ouro e diamante. A premiação é uma ferramenta para incentivar o desenvolvimento e reconhecer as boas práticas em cidades inteligentes no país, idealizada pela Plataforma Connected Smart Cities em parceria com a Soluções Públicas Inteligentes e a Urban Systems (Spin).
Representando a Secretária Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais, Verônica P. Pires, a assessora de Cidades Inteligentes, Patrícia Trinta e a superintendente de Planejamento Urbano, Cíntia Morais, receberam a premiação que reconhece São Luís como uma cidade com boas práticas em Cidades Inteligentes.
Para a secretária Verônica P. Pires, a premiação representa o reconhecimento em nível nacional das ações desenvolvidas pela gestão Eduardo Braide em São Luís.
“É uma grande satisfação para nós da Semispe receber esse prêmio para a Prefeitura de São Luís. Temos uma equipe empenhada com o objetivo de transformar a capital maranhense em uma cidade cada vez mais inteligente, inovadora, sustentável e humana. O caminho que estamos percorrendo está gerando bons frutos e nos estimula a trabalhar cada vez mais pelo desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou.
Critérios
Dentre os critérios para que São Luís conquistasse o selo, destaca-se a contratação do Plano Municipal São Luís Inteligente, o Termo de cooperação técnica do uso de Big Data com o Banco de Desenvolvimento Interamericano (BID); além disso, o fato da Prefeitura possuir uma secretaria com pasta específica de Cidades Inteligentes, a Semispe, e de ter em seu Plano Plurianual (PPA), ações direcionadas à temática.
FONTE – AGENCIA SÃO LUÍS