Presidente do Instituto Maranhense de Deficientes Visuais (IMDV), Etevaldo Santos, destacou presença de seis atletas do Maranhão no evento, com medalhas
O presidente do Instituto Maranhense de Deficientes Visuais (IMDV), Etevaldo Santos, destacou, em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta quarta-feira (11), a participação de seis atletas do Maranhão nos Jogos Paralímpicos Paris 2024.
Etevaldo Santos também ressaltou a conquista de uma medalha de ouro pela corredora maranhense Rayane Soares, 27 anos, que se tornou campeã ao vencer os 400m da classe T13 (deficiências visuais) no atletismo.
De acordo com o presidente do Instituto, além da medalha de ouro, Rayane quebrou o recorde mundial da prova, uma marca que durava desde 1995. Ela também ajudou o Brasil a encerrar os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 com um feito histórico dos atletas, que terminaram a competição em um inédito 5º lugar no quadro geral de medalhas, com um número recorde de ouros (25) e total de pódios (89).
No bate-papo com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, Etevaldo Santos defendeu maiores investimentos no esporte paralímpico nos ciclos anteriores à competição, como caminho para ampliar a participação e vitórias dos atletas.
“O esporte paralímpico tem evoluído a cada ciclo, mas precisamos cada vez mais de apoio. Falta ainda muito investimento antes das olimpíadas. Temos renovação grande também em nossas seleções e temos procurados também em outros estados mais atletas. Mas, foi o nosso judô que se destacou através de nossa confederação: quatro medalhas de ouro, duas de prata e seis de bronze. Antes, era só destaque o futebol de cegos”, afirmou.
FONTE: ALEMA