Aeroporto de Imperatriz é entregue após obras de reforma, ampliação e modernização
2 de outubro de 2024
MP Eleitoral encaminha Recomendação a candidatos a Prefeito sobre educação
4 de outubro de 2024

‘Café com Notícias’ detalha direitos e deveres de eleitores e candidatos no dia da eleição

O advogado eleitoral Eduardo Gomes foi o convidado do programa desta sexta-feira, na TV Assembleia

O advogado eleitoral Eduardo Gomes detalhou os direitos e deveres de eleitores e candidatos no dia da eleição, em entrevista ao programa ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira (4), na TV Assembleia.

“A regra geral é que, no dia da eleição, o eleitor deve exercer a sua cidadania, deve se dirigir a seu local de votação de forma pacífica, de forma ordeira. Não são permitidaa essas movimentações na rua, mas pode-se ir votar com a camisa do seu candidato, com um boné, um broche do seu candidato”, resumiu o advogado, ressaltando que essa prática é entendida como uma manifestação individual e silenciosa.

Eduardo Gomes também reforçou a proibição da boca de urna, crime previsto em lei e passível de punição. “Se alguém, algum eleitor ou candidato também, ou algum alguém da equipe de um candidato, esteja promovendo essas ações, deve ser comunicado à Justiça Eleitoral”, afirmou.

O advogado também enumerou que é proibido o transporte de eleitores, a promoção de aglomerações, a distribuição de material gráfico, como os chamados ‘santinhos’, e colocar caixa de som na porta de casa com a música de candidato, entre outros.

“É recomendado que você leve sua cola no bolso, guarde; não leve no celular não. Você vai deixar o celular do lado de fora da cabine de votação”, reforçou.

E alertou: “Você deve levar documento com foto, sim, porque a urna, em muitos casos, a leitura biométria não é possível. Então, nesse caso, você só vai poder votar se for apresentado um documento com foto”.

FONTE: ALEMA