Ligia Tchaicka falou sobre as ações do Núcleo de Tecnologias para Educação ligado à Universidade Estadual do Maranhão
O programa ‘Pautas Femininas’, transmitido pela Rádio Assembleia (96,9 FM) nesta segunda-feira (02), conversou com a coordenadora do Uemanet, Ligia Tchaicka, que falou sobre as ações do Núcleo de Tecnologias para Educação ligado à Universidade Estadual do Maranhão.
Entre outras coisa, explicou que o Uemanet oferta os cursos à distância da Uema. “Somos um grupo de colaboradores de 182 pessoas para apoiar as equipes espalhadas em 68 municípios maranhenses. Atendemos a cerca de 6 mil estudantes, e até plataformas que vão para além do nosso país. Já foram formadas mais de 15 mil pessoas, ao longo de 26 anos de atuação”, frisou Ligia Tchaicka.
Ela explicou que foram ofertados cursos de graduação, de especialização e técnicos. Além disso, fez uma avaliação sobre a questão das universidades públicas e da educação a distância.
“A universidade pública cumpre um papel social e de produção de conhecimento que não pode ser minimizado. Ela ainda é o espaço onde a maior parte das pessoas se formam com qualidade. É o espaço onde se produz conhecimento e a Uema não deixa a desejar a nenhum outra do Brasil”, destacou a convidada, acrescentando que a educação a distância, por sua vez, também foi bastante criticada.
Ela informou que, dentro da graduação, são ofertados os cursos de Filosofia, Pedagogia, Geografia, Letras, Física, Música e Administração Pública bacharelado, Segurança do Trabalho, Gastronomia, Gestão Comercial, Produção Multimídia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão da Produção Industrial.
A convidada também deu spoilers sobre cursos a serem oferecidos em 2025, com edital de inscrição a ser lançado ainda em dezembro deste ano.
FONTE: ALEMA